Devemos amar quem nos odeia?

/uploads/posts/Devemos amar quem nos odeia?

"Pastor, não consigo entender porque Jesus disse que devemos amar as pessoas que nos odeiam e que só querem nos prejudicar. Eu confesso que não sou espiritual a este ponto e nem sei ser vou ser um dia."

R: Antes de responder a sua pergunta, quero que você leia com atenção estas palavras de Jesus:

"Eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. "Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados" (Lucas 6:27-37).

Muitas pessoas têm dificuldade em entender o mandamento de amor que Jesus deixou, pois ele vai contra a lógica humana. Afinal, por que devemos as pessoas que só querem o nosso mal e nos prejudicam? O correto seria amar aqueles que querem o nosso bem e nos fazem bem, não é mesmo? No entanto, Jesus veio para nos mostrar através de sua própria vida que o amor ainda é, e sempre será, o melhor caminho, mesmo com aqueles que não merecem. Se ele não tivesse nos amado e morrido na cruz em nosso lugar, estaríamos todos condenados eternamente por causa dos nossos pecados. Veja o que a Bíblia diz:

"Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!" (Romanos 5:10)

Talvez você não sabia, mas eu e você éramos inimigos de Deus por causa do pecado. Nos rebelamos contra Ele e viramos as costas, porém, Deus não quis se vingar de nós, pelo contrário, nos ofereceu a oportunidade de reconciliarmos com Ele através da morte de Seu Filho. E hoje, ao recebermos este presente da graça, devemos fazer o mesmo pelos outros. Veja:

"Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros" (1 João 4:7-11).

Talvez você já decidiu seguir a Cristo, mas ainda não consegue amar os seus inimigos. Você até tenta, ora a Deus, se esforça, mas parece que amar quem te feriu é algo impossível. Por isso você deve entender algo muito importante: Amor é mais do que um sentimento. O ato de amar é uma escolha que fazemos a cada dia. É difícil? Sim, mas não é impossível! Podemos conseguir, quando entendemos que Deus nos ama e nos perdoa quantas vezes for preciso. Quando pecamos e recebemos a Sua misericórdia, isso deve nos levar a ser misericordiosos também.

Outra forma que nos ajuda a amar nossos inimigos é não julgá-las. Você já perguntou por que aquela pessoa não gosta de você? Por que ela faz de tudo para te ver sofrer? Talvez seja porque ela nunca recebeu o amor de alguém ou porque ela te vê prosperando e não consegue ser como você. Talvez ela esteja ferida sentimentalmente e sem perceber, acaba ferindo você. Não importa o motivo! Mas uma coisa é certa: Se você demonstrar amor ao invés de ódio, você poderá libertá-la de todo sentimento ruim, fazendo com que ela se arrependa do mal que tem feito. Veja: "Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados" (1 Pedro 4:8).

Ainda assim, pode ser que você se pergunte: "Então quer dizer que eu devo ser amigo(a) de quem me odeia? Devo conviver com esta pessoa e ser amigo íntimo dela?"

Não! Você pode amar e perdoar e mesmo assim não querer conviver essa pessoa. Se ela não abandonou a maldade, você não precisa querer ficar ao seu lado. E isso não significa que você não a ame de verdade. Mas também, você não pode deixar que a mágoa e o rancor dominem seu coração pois Jesus disse que, se o seu inimigo te pedir algo, você deve fazer. Se ele precisar da sua ajuda, ajude! Afinal de contas, se você ama e já perdoou, não há mais ressentimentos em seu coração. Este é o verdadeiro amor que Deus espera de nós. Que amemos as pessoas e não as suas atitudes, assim como Ele ama o pecador, mas odeia o pecado. Que você possa escolher o caminho mais excelente - O caminho do amor.

LEIA TAMBÉM:
Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa
Curando as feridas na alma
Como reconquistar a confiança perdida

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados