Como ter uma fé inabalável?

/uploads/posts/Como ter uma fé inabalável?

"Minha cunhada é uma pessoa muito devota a Deus na maior parte do tempo, mas ela fica chateada e irritada com muita facilidade quando as coisas não saem do seu jeito. Com isso, ela começa a duvidar se Deus ainda se preocupa com ela. Pastor, de que forma eu posso ajudá-la? O que é preciso fazer para ter uma fé inabalável?"

R: Assim como a sua cunhada, todos nós temos um lado emocional - e isso não é errado, porque Deus nos criou com emoções, e elas são uma parte importante de nossas vidas. A Bíblia, inclusive, diz que algumas emoções fazem parte dos frutos do Espírito Santo. Veja: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei" (Gálatas 5:22,23).

Mas é importante saber que as nossas emoções variam muito e se a nossa fé estiver baseada apenas em sentimentos, seremos crentes instáveis. Ou seja, se tivermos fé apenas quando tudo vai bem, o que acontecerá se algumas coisas fugirem do nosso controle? Sabemos que Deus nem sempre vai fazer as coisas do nosso jeito ou no nosso tempo, por isso devemos confiar que Ele sempre tem o melhor para nós e que Ele faz tudo cooperar para o nosso bem. A Bíblia diz que a fé é a chave para receber as bênçãos de Deus. Veja o que está escrito:

"Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz" (Tiago 1:6-8).

Perceba que, tão importante quanto ter fé, é permanecer em fé! Ou seja, se você orou crendo que Deus irá fazer, você precisa vigiar para que a dúvida não entre em seu coração. Você se lembra de Pedro? Quando Jesus o convidou para caminhar sobre as águas, ele deu um passo de fé e começou a experimentar o sobrenatural, mas de repente, os ventos contrários começaram a soprar e Pedro afundou, por ficar com medo e tirar o foco de Jesus. Por isso entenda: o papel de Deus é fazer o impossível, mas o seu papel é alimentar a sua fé, e você só conseguirá fazer isso se meditar na Palavra de Deus, orar e confessar palavras de vitória, mesmo que esteja sentindo vontade de desistir. 

A Bíblia também nos dá o exemplo de Moisés, que mesmo sendo um homem muito calmo, se deixou levar pelas emoções em dois momentos importantes de sua vida e pagou um alto preço por isso: na primeira vez, quando Moisés viu que o seu povo estava idolatrando um bezerro de ouro, ficou com tanta raiva que quebrou as tábuas da lei (leia Êxodo 32:19). Depois Moisés se irritou novamente por ver o seu povo murmurar e o afrontar. Então ele bateu duas vezes na rocha de onde o Senhor faria brotar água para matar a sede daquelas pessoas (leia Números 20:1-13). Moisés era muito amado por Deus, mas O desobedeceu e por isso não pôde entrar na Terra Prometida.

Quantas pessoas também perdem oportunidades por agirem por impulso e não saberem esperar em Deus! Então, incentive a sua cunhada a colocar a sua fé na Palavra de Deus e não viver de acordo com os seus sentimentos. Diga a ela que as lutas vêm, mas que ela está crescendo em cada situação e que Deus nunca a abandonará, porque o amor dEle é incondicional.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre desânimo
Perguntas sobre medo

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados