Como orar em nome de Jesus

/uploads/posts/Como orar em nome de Jesus

"Pastor Antonio, tenho uma dúvida em relação ao que está escrito em João 16:24, onde está escrito que tudo o que pedirmos em nome de Jesus nos será dado para que a nossa alegria seja completa. Deus realmente nos dá tudo o que queremos? Então, porque a maioria das minhas orações não são respondidas?"

Jesus disse: “Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa" (João 16:24).

R: Quando se faz uma interpretação de uma passagem bíblica fora do contexto, muitas pessoas podem ser iludidas. Diferente do que muitos possam pensar, Jesus não oferece ali uma fórmula mágica para que todos os nossos desejos sejam realizados. A Bíblia não é um livro de contos de fadas. Graças a Deus, não é assim que as coisas funcionam.

É preciso entender que Deus não é um pai que mima os seus filhos, dando tudo o que eles querem, até porque muitas vezes pedimos algo "por motivos errados, para gastar em nossos prazeres" (Tiago 4:3), e é lógico que Deus não vai realizar esses pedidos só porque queremos. "Para que a nossa alegria seja completa", Ele fará o que é correto, por mais que possamos ficar tristes e frustrados com as Suas decisões! O Senhor conhece os nossos corações, sabe de todas as nossas necessidades e não vai ceder aos nossos "caprichos"! A Bíblia diz: "Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem" (Mateus 6:8).

Contudo, quando vivemos em obediência à Palavra de Deus e pedimos que o nosso coração se alinhe com o dEle, aí tudo é diferente. Nós conseguimos, então, entender um pouco mais sobre os Seus propósitos e começamos a enxergar o que realmente precisamos. Então, surge em nós o desejo de fazer somente o que é da vontade de Deus. As orações egoístas deixam de fazer parte de nossa vida; e é aí que surge o verdadeiro significado de "orar em nome de Jesus".

Orar em nome de Jesus é algo muito sério, pois o nome do Filho de Deus tem muito poder e, quando usamos da maneira correta, coisas grandes podem acontecer. Tanto é verdade que a Bíblia relata que, em nome de Jesus, os apóstolos curaram, expulsaram demônios e fizeram muitos milagres: "Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados" (Marcos 16:17-18).

Acredito que Deus quer que você e eu façamos o mesmo, em nome de Jesus! Foi por isso que Ele nos deixou esse tesouro tão valioso que é a oração. Mas, além de orarmos em nome de Jesus, precisamos orar com fé.  Lembre-se das palavras do Senhor: "Estes sinais acompanharão os que crerem", "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (Hebreus 11:6). 

Então, meu irmão, é bem provável que o motivo pelo qual suas orações não sejam respondidas, tenha a ver com um desses dois pontos: ou você está orando de forma egoísta e que não estão nos planos de Deus, ou você está duvidando de que Deus possa realmente fazer. Mas não se preocupe, isso pode mudar à partir de hoje.

Assim como qualquer pai deseja atender as vontades de seus filhos, Deus quer atender os nossos pedidos. Mas, para que isso aconteça, é preciso que você faça uma auto-análise em seu coração: "Será que o que estou pedindo está de acordo com os planos de Deus para a minha vida? Não estou sendo egoísta em pedir isso?". 

Depois de fazer essa reflexão, peça perdão se você errou e lembre-se de algo importante: as suas orações não serão atendidas no seu tempo, mas no tempo que Deus achar melhor. Ele te ama com o amor de Pai, então creia que Ele fará o melhor por você: "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5:14).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre vida cristã 
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados