Como lidar com pessoas que reclamam de tudo

/uploads/posts/Como lidar com pessoas que reclamam de tudo

"Por que algumas pessoas estão sempre reclamando de tudo? Por menor que seja algo, elas conseguem fazer uma tempestade em copo d’água. Por exemplo: meu pai é desse jeito e eu confesso que não estou mais suportando ficar perto dele. Isso faz parte da personalidade dele ou deve ter acontecido alguma coisa para ele ficar assim? Eu queria muito que ele fosse feliz de verdade, mas não sei como ajudá-lo."

R: Realmente, algumas pessoas parecem sentir prazer em reclamar de tudo. Se chove, elas reclamam; se faz calor, reclamam; se são casadas, reclamam do cônjuge; se estão solteiras, reclamam porque não encontram um parceiro, se estão desempregadas; reclamam do governo, se estão trabalhando; reclamam do patrão, do serviço... E por aí vai. A Bíblia diz: "Façam tudo sem queixas nem discussões" (Filipenses 2:14), mas infelizmente as pessoas estão cada vez mais negativas - e isso pode sim, nos cansar!

Quando o seu pai reclamar de alguma coisa, seja otimista e tente mostrar a ele que existe o "outro lado da moeda", então aponte o lado bom daquilo que ele tem reclamado. É verdade que as coisas nem sempre saem do nosso jeito, mas tudo tem um propósito maior do que enxergamos e você pode lembrá-lo de alguma situação do passado que terminou melhor do que ele esperava. O apóstolo Paulo escreveu algo que pode te ajudar: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Romanos 8:28).

Você também pode tomar a iniciativa, sem esperar que seu pai diga algo ruim. Faça assim: antes de ele começar a reclamar, demonstre esperança e otimismo! Não discuta com ele, em vez disso, agradeça a Deus por mais um dia de vida, pelo alimento, pela família que vocês têm, pela saúde, pelo emprego, etc. Lembre-se do que a Bíblia diz: "Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre" (Salmos 107:1).

Porém, a coisa mais importante que você pode fazer é mostrar ao seu pai que, quando deixamos Jesus ser o Senhor de nossas vidas, tudo se torna mais fácil. Não importa o que aconteça, podemos confiar nEle sem medo. O salmista disse: "Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus!" (Salmos 42:11).

E por fim, tenha paciência com o seu pai assim como Deus tem paciência com você. Há muitos hábitos que carregamos conosco durante a vida toda e não conseguimos abandoná-los de uma hora para a outra. Ore por Ele e também por você. Está escrito: "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração" (Romanos 12:12). Se você fizer assim, tenho certeza que Deus te usará para ajudar o seu pai a encontrar esperança.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre relacionamento
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados