Como aumentar minha fé em Deus?

/uploads/posts/Como aumentar minha fé em Deus?

"Pastor, eu amo a Deus e fico emocionado toda vez que leio na Bíblia os milagres de Jesus. Mas qualquer problema que surge na minha vida, eu vejo que minha fé é muito pequena porque não consigo acreditar que algum milagre possa acontecer comigo. Como eu posso aumentar minha fé?"  

R: Se você quer aumentar sua fé em Deus, então a primeira coisa que você deve saber é que fé é muito mais do que acreditar. Fé é confiar em Deus. E você só aumenta a confiança em uma pessoa à medida que a conhece, certo? Da mesma forma, se você quer aumentar sua fé em Deus, você precisa buscar um relacionamento mais próximo dEle. É através de sua comunhão com Ele; lendo a Bíblia, orando e passando pelas experiências na vida cristã, que você verá sua fé em Deus aumentar.

Algo importante a se lembrar é que a fé sem obras é morta, ou seja, se não for colocada em prática, ela perde o seu valor. A Bíblia diz que até Satanás acredita em Deus, conhece o Seu poder, mas não O obedece. Então do que adianta? Veja:

"Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem - e tremem!" (Tiago 2:19).

Por isso entenda que só acreditar em Deus não basta. É preciso obedecê-Lo, crendo no Seu filho Jesus como único Salvador da sua vida e confiar que Deus sempre recompensará a sua obediência:

"Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos" (Hebreus 10:35-39).

Como eu disse, a nossa fé em Deus aumenta à medida que nos relacionamos com Ele, porém, conheço muitas pessoas que, mesmo tementes ao Senhor, se preocupam com o tamanho de sua fé. Algumas mais angustiadas, até dizem que têm medo de serem abandonadas por Deus, por acharem que não possuem fé suficiente para agradá-Lo. Para essas pessoas, eu digo: "Não desanime! Jesus disse que mesmo que a nossa fé seja pequena como um grão de mostarda, Deus ainda pode nos abençoar, nos usar e nos fazer crescer."

"Ele respondeu: "Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá" (Lucas 17:6).

Mas como aumentar a fé em Deus?

Pense por um momento sobre o crescimento de uma semente. Enquanto ela está dentro de uma sacola junto com outras sementes, nada irá acontecer, pois ela ainda será uma pequena semente. Mas, assim que decidimos plantá-la em uma terra preparada e, em seguida, regá-la com água, ela irá brotar e começar a crescer e, futuramente, irá produzir frutos.

O mesmo acontece com a nossa fé. Ela começa a crescer através de uma decisão, sendo a primeira delas quando decidimos entregar nossa vida a Jesus e confiar Nele como Senhor e Salvador. Em Hebreus 12:2 diz que a única fé que agrada a Deus é aquela fundamentada em Jesus: "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé."

Então, depois disso, devemos plantar a nossa fé no 'solo' da Bíblia, da oração e na comunhão com outros crentes em Jesus. Em uma das parábolas, Jesus comparou o Evangelho à semente que o agricultor planta em seu campo: "O que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um" (Mateus 13:23). Por isso, decida todo dia colocar em prática tudo o que você ouvir da Palavra de Deus. Você perceberá que a sua fé em Deus irá aumentar e muitos frutos virão através disso!

LEIA TAMBÉM:
Jesus nos ajuda na fé e na fraqueza
Qual a forma certa de falar com Deus
Viva pela fé e vença o medo

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados