Como ajudar alguém que não quer ser ajudado?

/uploads/posts/Como ajudar alguém que não quer ser ajudado?

"Como podemos ajudar alguém que realmente precisa de ajuda, mas se recusa a recebê-la? Eu tenho um tio muito próximo que é alcoólatra e que está se afundando a cada dia que passa. O problema é que ele não aceita a opinião de ninguém da família e fica muito irritado quando alguém toca no assunto. O que eu posso fazer?"

R: Infelizmente, é quase impossível ajudar alguém que rejeita qualquer tentativa de apoio. E, na maioria das vezes, fica mais difícil ainda se esse alguém é da nossa própria família.

Mas por que algumas pessoas não querem ajuda, mesmo quando está muito claro que elas estão precisando de socorro? Pode ser por causa do orgulho, do medo de enfrentar as consequências, da preguiça, da acomodação, ou simplesmente porque não acreditam que podem se libertar do vício. Mas, independente do motivo, o resultado é sempre o mesmo: a perdição. A Bíblia diz: "Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até à noite. Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas" (Isaías 5:11;22).

Isso significa que você não pode fazer nada para ajudar seu tio? É claro que não! Primeiro de tudo, você pode orar por ele. Eu sei que você não está conseguindo vencer as barreiras que estão se erguendo em volta dele, mas Deus pode! O salmista escreveu: "com o meu Deus posso transpor muralhas" (Salmos 18:29).

Então ore, não apenas para que seu tio queira enfrentar o problema com o alcoolismo e aceite a ajuda da sua família, mas também para que ele se volte para Deus e entregue a sua vida para Jesus Cristo. Ore também para que você tenha sabedoria para lidar com ele. Em Tiago 1:5 está escrito: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida."

Em seguida, fale com outros membros de sua família para vocês conversarem com o seu tio. Geralmente, os alcoólatras não querem reconhecer que têm um problema, mas se vocês se unirem para confrontá-lo e exigir que ele aceite ajuda, ele pode ouvir. Deixe ele saber que vocês o amam; pois se vocês não demonstrarem isso, pode ser que ele pense que estão apenas querendo controlar sua vida. "Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados" (1 Pedro 4:8).

Por fim, experimente falar com o pastor da sua igreja ou com um médico de confiança da família. Eles podem conhecer lugares que têm programas de apoio e tratamento a pessoas vítimas do alcoolismo.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados