As drogas estão destruindo a vida do meu neto

/uploads/posts/As drogas estão destruindo a vida do meu neto

"Pastor, minha filha está desesperada porque meu neto de 18 anos está envolvido com drogas. Ele é um rapaz muito inteligente, com um futuro brilhante pela frente, mas agora abandonou a faculdade e o pai não está nem aí pra ele. O que podemos fazer? O que leva um jovem instruído a se envolver com drogas? Eu não entendo isso."

R: Infelizmente, vivemos em um mundo dominado pelo pecado e o diabo conhece a fraqueza de cada pessoa. Ele usa os momentos de fragilidade para oferecer "soluções rápidas" de prazer, e a droga é uma delas. Na minha opinião, poucas pessoas são tão cruéis e egoístas quanto aquelas que vendem drogas, pois elas sabem que causam uma enorme destruição ao usuário e à família, e mesmo assim continuam no erro. Essas pessoas são como os homens maus dos tempos do profeta Jeremias: "Eles empunham o arco e a lança; são cruéis e sem misericórdia (...)" (Jeremias 6:23).

Mas por que as pessoas (principalmente os jovens) se envolvem com drogas? Alguns começam a usar drogas simplesmente por influência de colegas; outros estão em busca de novas emoções e experiências diferentes; outros ainda usam drogas para fugir dos problemas, e (assim como o álcool), elas oferecem um falso alívio para as dores e preocupações. Mas, seja qual for a razão, essas pessoas geralmente não se importam muito com o que pode acontecer com elas.

Jesus nos contou a parábola do filho pródigo que, assim como o seu neto, deixou a casa dos pais para viver a falsa liberdade que o mundo proporciona. Mas depois de perder tudo e sofrer bastante, aquele filho percebeu que havia feito a escolha errada; ele então se arrependeu e voltou para a casa. "O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho'" (Lucas 15:21).

Você consegue perceber que, por mais que o pai daquele menino sofresse com a sua ausência, a situação só mudou depois que o filho percebeu que estava errado e decidiu mudar? Tenho certeza de que sua filha está fazendo o possível para encontrar o seu neto e levá-lo de volta para casa, pois ela o ama e não quer vê-lo destruído. Porém, mais do que qualquer outra coisa, o seu neto precisa reconhecer que está andando no caminho errado.

Ele precisa se livrar desse vício, e você e sua filha devem tentar aconselhá-lo com amor e orar muito para que Deus toque no coração dele e mostre que só Jesus Cristo pode dar a liberdade e paz que ele está buscando nas drogas. O apóstolo Paulo escreveu: "E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado" (Tiago 5:15).

Desejo que, tanto vocês quanto o seu neto, encontrem em Jesus o renovo necessário para recomeçar. O Senhor nos aceita como somos (com nossos pecados e defeitos) e quando entregamos as nossas vidas em Suas mãos, Ele vem morar junto conosco por meio do Espírito Santo. Jesus disse: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo" (João 14:27).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados