A solução para os problemas do mundo

/uploads/posts/A solução para os problemas do mundo

"Pastor, eu estava assistindo um documentário na TV sobre as guerras no mundo e comecei a pensar: por que os países não conseguem conviver em paz? Será que as guerras acontecem porque as pessoas não têm o suficiente? Se pudéssemos acabar com a pobreza no mundo, acho que todo mundo viveria em paz. Você não concorda que a igualdade econômica seria a solução para esse problema?"

R: É claro que devemos nos preocupar com as milhões de pessoas que vivem na miséria. Infelizmente, muitas delas morrem diariamente por causa da fome e das doenças causadas pela falta de infraestrutura e saneamento básico. Nós devemos sim orar por elas e ajudá-las de alguma forma. A Bíblia é muito clara quando diz: "Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu lhe ordeno que abra o coração para o seu irmão (...), tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra" (Deuteronômio 15:11).

Porém, mesmo que acabasse toda a pobreza, nós ainda viveríamos em meio a conflitos e guerras. Isto porque o verdadeiro problema do mundo é mais profundo do que a desigualdade econômica ou qualquer outro problema social; o nosso verdadeiro problema está dentro de nós mesmos – em nosso coração. A Palavra de Deus diz: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?" (Tiago 4:1).

Mesmo que todos tenham o suficiente, sempre vamos querer mais. Mesmo se todos fossem ensinados a respeitar o próximo, sempre haverá alguém que vai querer controlá-lo ou até mesmo escravizá-lo. Mesmo se todas as necessidades dos homens forem supridas, a inveja e a ganância ainda dominarão as nossas almas. A Bíblia confirma: "O Sheol e a Destruição são insaciáveis, como insaciáveis são os olhos do homem" (Provérbios 27:20).

Mas por que somos assim? Porque escolhemos deixar Deus de fora de nossas vidas. E como resultado dessa escolha, todos temos uma doença espiritual mortal que a Bíblia chama de "pecado" - "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23).

É por isso que o mundo precisa de Jesus Cristo. Só ele pode mudar o coração do homem e substituir o egoísmo e ganância por amor. Só o amor vindo de Deus pode transformar o mundo e colocar um ponto final em tanto sofrimento, tanta injustiça, tantos conflitos.

"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38,39).

Conheça o plano de Deus para a sua salvação - Clique aqui

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados