A importância do testemunho no evangelismo

/uploads/posts/A importância do testemunho no evangelismo

"Pastor, eu li uma mensagem no seu site dizendo que quando falamos de Deus para alguém, a nossa maneira de viver é tão importante quanto as palavras que dizemos. O problema é que sou um cristão muito fraco e a minha vida é tão cheia de erros, que eu não consigo imaginar que alguém queira viver como eu. Estou muitooo longe de ser perfeito. Como Deus poderia me usar assim?"

R: Meu irmão, o nosso testemunho (ou seja, o modo que vivemos) é sim, muito importante quando o assunto é evangelismo. O apóstolo Paulo escreveu: "Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: 'Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?" (Gálatas 2:14).

Porém, você está errado ao pensar que Deus não pode te usar só porque você não tem uma vida perfeita. Se fosse assim, Deus não poderia usar nenhum de nós, porque ninguém é perfeito. Até mesmo Pedro, um dos discípulos mais íntimos e queridos de Jesus, era um pecador nato - tanto é que ele negou a Cristo três vezes, mas ainda assim Deus o usou para converter milhares de pessoas. A palavra de Deus para nós é esta: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Mas não se esqueça: o modo com que vivemos é tão importante quanto o que nós dizemos. Se você fizer uma pequena pesquisa com pessoas que não frequentam a igreja ou não acreditam em Jesus, a grande maioria vai te dizer algo do tipo: "Eu não me interesso no cristianismo porque os cristãos são um bando de hipócritas. Eles não vivem o que pregam!"

É claro que isso não é verdade; a maioria dos crentes tenta realmente seguir os passos de Jesus e ser como Ele. Mas o testemunho tem um peso negativo no evangelismo quando um incrédulo vê um cristão vivendo de forma egoísta ou impura - isso lhe dá um motivo para não querer seguir Jesus. É por isso que Ele mesmo disse: "Vocês são a luz do mundo (...) brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:14-16).

Não fique preocupado com a sua imperfeição; apenas tenha certeza do seu compromisso com Cristo. Esteja perto de Jesus em todos os momentos do seu dia; ore, leia e medite na Bíblia e faça parte de uma igreja onde o Senhor é honrado e a Sua Palavra é ensinada. Além disso, ore por aqueles que estão ao seu redor que ainda não conhecem o amor de Deus. Quanto mais demonstrarmos esse amor, menos essas pessoas enxergarão os nossos pecados.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre vida cristã
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados