Votos de casamento e o seu significado

/uploads/posts/Votos de casamento e o seu significado

O momento dos votos de casamento é um dos mais bonitos e importantes da cerimônia. E é um privilégio para um pastor pode levar os noivos a fazerem esses votos no dia em que eles selam uma aliança com Deus, dando início a uma nova vida como marido e mulher. Todas as vezes que ouço os noivos fazendo os votos no altar, eu reflito sobre o significado de cada promessa, afinal, aquelas palavras não são apenas uma formalidade da cerimônia, e sim, compromissos a serem cumpridos ao longo da vida.

Então, se você pretende se casar, ou já está casado há algum tempo, te aconselho a refletir sobre estas palavras e entender o que elas significam para o seu casamento. Veja uma explicação dos seis votos de casamento que as pessoas costumam fazer durante a cerimônia:

1) "Prometo te amar e te respeitar"

A Bíblia diz que: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece (...)" (1 Coríntios 13:4-8).

O amor é algo muito maior do que um sentimento. A essência do amor é o compromisso. Por isso, quando você promete amar o seu cônjuge, você está dizendo que dará o seu melhor, mesmo quando as coisas não vão bem. É acreditar no outro mesmo quando nem ele(a) acredita em si mesmo. O casamento é um compromisso de amar o marido/esposa, mesmo naqueles dias que vocês se esforçam para "gostar" um do outro.

2) "...na alegria e na tristeza"

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros" (Filipenses 2:3-4).

Quando nos casamos, estamos prometendo ao outro que o nosso compromisso com ele(a) será sempre mais forte do que as circunstâncias da vida. Ao falar as palavras "na alegria e na tristeza", você está dizendo: "Em tempos difíceis, eu vou cuidar de você. Em tempos de alegria, vou comemorar com você. Em tempos de incerteza, vou orar com você. Em todos os tempos, agora e sempre, eu estarei ao seu lado, não importam as circunstâncias".

3) "...na saúde e na doença"

"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder" (Efésios 6:10): "(...) exortem-se e edifiquem-se uns aos outros" (1 Tessalonicenses 5:11).

Em alguns dias, você vai se sentir fraco, e em outros dias você se sentirá forte. O mesmo acontecerá com o seu parceiro. Um casamento forte raramente tem duas pessoas fortes ao mesmo tempo. Por isso, para o casamento dar certo, vocês devem apoiar um ao outro, principalmente quando um dos dois estiver desgastado.

4) "...na riqueza e na pobreza"

"A piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos? (1 Timóteo 6:6-8).

O estresse relacionado ao dinheiro é uma das principais causas para o divórcio, por isso é importante que o casal leve a sério a questão questão financeira (Leia mensagens sobre finanças). E independente de estarem "afogados em dívidas" ou "nadando em dinheiro", lembre-se que o seu amor não tem preço, por isso ele não pode ser influenciado pela sua condição financeira.

5) "...prometo-lhe ser fiel"

"Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: 'É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?' Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher e disse: Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe'" (Mateus 19:3-6).

O casamento é um compromisso de se dedicar exclusivamente um ao outro, e você não pode deixar ninguém tomar o lugar do seu cônjuge, seja na sua mente, no coração ou na sua cama. O casamento é o ato de trancar dois corações juntos no amor e, em seguida, jogar a chave fora.

6) "...até que a morte nos separe"

"Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!" (Rute 1:16-17)

Eu sei que o versículo mencionado acima não foi dito por uma esposa a seu marido, nem por um marido à esposa. No entanto, ele retrata muito bem o que é o casamento perfeito. Um casamento perfeito não é feito de pessoas perfeitas, e sim por duas pessoas cheias de defeitos que se recusam a desistir um do outro! Ao dizer "até que a morte nos separe", o casal está afirmando: "Eu estarei ao seu lado até o fim. Durante os altos e baixos da vida, vamos compartilhar cada minuto juntos."

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre casamento
História - Valorize quem te ama
Seu cônjuge é a pessoa mais importante
Como reconquistar a confiança perdida