Você está no deserto?

/uploads/posts/Você está no deserto?

"Os conduziu como um rebanho pelo deserto. Ele os guiou em segurança, e não tiveram medo..." (Salmos 78:52,53)

O deserto é um lugar seco, onde a água é escassa, não há sombras, e o calor é intenso pela manhã e extremamente frio durante a noite. O deserto não foi feito para as pessoas morarem, mas a Bíblia mostra que Deus permitiu o Seu povo passar por vários desertos, não apenas físicos, mas espirituais, para que aprendessem a depender Dele e tivessem um crescimento espiritual.

Talvez você esteja passando por um deserto também. O deserto espiritual pode vir através de um desemprego, um relacionamento que você não esperava que acabasse, um divórcio, uma perda familiar etc. Eu já passei por muitos desertos na minha vida cristã e a sensação que eu sempre tive é que no deserto não há saída, parece que nunca voltaremos a ser felizes, que nunca sentiremos a sombra fresca da presença de Deus e que os nossos sonhos nunca se tornarão realidade. Mas isso não é verdade, pois o mesmo Deus que nos permite passar pelo deserto, tem poder para nos tirar de lá. O Salmos 34:19 diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas."

Na Bíblia o número 40 representa a luta, deserto. Nós vemos que Noé enfrentou tempestades durantes quarenta dias, até que o dilúvio cessou. Moisés também passou 40 anos sozinho no deserto. Jesus ficou quarenta dias no deserto, sendo tentado por Satanás. Acredito que para eles, esses quarenta dias pareciam uma eternidade, mas graças a Deus todo deserto tem início e fim! Porém, até que este tempo de provações e tentações termine, devemos ter muito cuidado para não tomarmos decisões erradas. Eu digo isso, pois, como não vemos uma saída, começamos a olhar para um caminho mais fácil. Começamos a enfraquecer na fé e pensamos que não iremos dar conta de suportar as lutas. Por exemplo: um casamento cheio de problemas pode fazer você olhar para uma outra pessoa. É no deserto que você pode cair em depressão, começar a praticar pecados que você já tinha vencido antes: desonestidade, pornografia, vícios de bebida, drogas etc.

A Bíblia diz em Lucas 4:1,2 que: "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo" (Lucas 4:1,2). Perceba que o próprio Deus é quem colocou Jesus "cara a cara" com o diabo. Ele precisava passar por essa experiência, para ter a vitória sobre Satanás. Adão havia caído em tentação no início de tudo, mas Jesus, também chamado de "último Adão" (1 Co 15:45), venceu o inimigo, para que hoje, eu e você pudéssemos ser vitoriosos em qualquer deserto que passarmos em nossas vidas.

“... Assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:19)

Jesus venceu o diabo usando a Palavra de Deus. Ele disse três vezes a Satanás: "Está escrito" (Lucas 4: 4,8,12). A Palavra de Deus ainda é o nosso manual de sobrevivência no deserto. Depois que Jesus venceu as tentações, ele saiu do deserto muito mais fortalecido e cheio do poder do Espírito Santo, pronto para começar seu ministério. É assim que Deus faz conosco. Primeiro Ele nos coloca numa situação difícil para nos provar e ver o que realmente está em nosso coração. Depois Ele nos exalta e faz muito mais do que pedimos ou pensamos! Medite nesta palavra abaixo:

"Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor" (Deuteronômio 8:1-3).

LEIA TAMBÉM:
Tentações no deserto
Por que estou passando por lutas?
Deus usa os problemas para testar minha fé?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados