Sexo antes do casamento é pecado?

/uploads/posts/Sexo antes do casamento é pecado?

Infelizmente, falar de sexo antes do casamento está cada vez mais complicado. Isso porque os valores que deveriam ser importantes na vida das pessoas estão sendo deixados de lado, e aqueles que decidem viver em santidade com Deus acabam sofrendo uma pressão enorme da sociedade.

Hoje em dia a maioria dos jovens faz sexo antes do casamento, indo para a cama com pessoas que mal conhecem, como se isso fosse normal. Mas essa pressão de que o jovem tem que transar antes de casar tem causado feridas profundas na vida de muitos, pois o ato sexual é uma aliança de sangue que reflete no mundo espiritual. Quem o pratica, se liga emocionalmente de forma muito profunda com a outra pessoa, e quando o relacionamento acaba, essa ligação se rompe, trazendo muito sofrimento.

Há alguns dias, recebi um e-mail de uma moça evangélica de 17 anos contando que o namorado desistiu do relacionamento porque ela não quis ceder e fazer sexo com ele. Assim como ela, eu sei que muitos outros vivem esse dilema: "Aceito fazer sexo e fico mal com Deus, ou não faço e fico mal com o meu ‘amor’?"

Essa mensagem é exatamente para você que têm sofrido com essa dúvida. Em primeiro lugar, uma pessoa que fica te pressionando a fazer algo que vai te afastar de Deus não pode ser chamada de "meu amor"! "O amor não maltrata, não busca seus próprios interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor" (1 Coríntios 13:5). Por mais que Deus queira que você guarde a sua virgindade até o dia do casamento, e a entregue para a pessoa que Ele tem para você, ninguém vai te forçar a fazer isso. Deus espera que você faça como Daniel que decidiu se manter puro: "Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar..." (Dn 1:8). Com isso, quero te mostrar alguns motivos porque vale a pena fazer essa escolha:

1) O lado bom de esperar o casamento

Para esperar em Deus com paciência e confiança, você precisa primeiramente conhecer o caráter Dele. Deus não quer atrapalhar a sua alegria te privando dos prazeres desta vida, muito pelo contrário, a Bíblia diz: "Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração" (Salmos 37:4). Ou seja, Deus tem prazer em atender os nossos desejos, mas nós devemos ter prazer em fazer a Sua vontade! Deus conhece o nosso corpo, nossa mente e nosso espírito, e Ele quer nos dar o melhor. Quando Ele diz que o sexo foi feito para o casamento: "Deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gênesis 2:24), Ele não está acabando com a nossa diversão, e sim nos mostrando como viver isso da melhor forma possível. Através da nossa renúncia e espera, Deus nos protege do mal e nos dá algo muito melhor do que prazeres momentâneos. A bênção Dele é para ser desfrutada a vida toda!

2) Porque devemos esperar o casamento

Deus quer que seus filhos comecem a vida conjugal livres de qualquer tipo de culpa, cicatrizes emocionais e experiências negativas do passado. (Leia: Não leve bagagens do passado para seu casamento)

O sexo antes do casamento é pecado e traz muitas consequências ruins, como desconfiança, ciúmes, medo, revolta, tédio e em muitos casos, faz com que adolescentes e jovens se tornem pais precocemente, sem a maturidade para assumir responsabilidades paternas, além de correr o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.

Quantas garotas novas fazem sexo antes do casamento e abortam por não terem condições de cuidar do bebê, ou por medo dos pais? Quantos casais de namorados tinham tudo para dar certo, mas ao fazerem sexo, um dos dois perde o interesse e decide largar? (Leia: Por que ele não quer casar comigo?)

Além de todos estes fatores prejudiciais, o sexo antes do casamento faz com que o casal perca a comunhão com Deus, pois não dá para ficar em paz com Ele, sabendo que estão em pecado. "Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim" (Gênesis 3:8).

Deus quer proteger os seus filhos dos sentimentos enganadores, que fazem as pessoas confundirem sexo com amor. O sexo só pode ser experimentado dentro do casamento e isso não é algo criado pelas igrejas evangélicas, mas é um princípio bíblico que deve ser obedecido para trazer a bênção de Deus para o casal. Quando a Bíblia cita a palavra "fornicação", ela não está se referindo somente a adultério ou homossexualidade, mas também ao sexo antes do casamento. (Leia 1 Coríntios 5:1; 6:13,18; 7:9; 10:8, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Atos 15:20, Efésios 5:3).

3) Seu corpo é templo do Espírito Santo

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês" (1 Coríntios 6:19-20).

Nesta passagem, o apóstolo Paulo deixa claro que nós fomos comprados com o sangue de Cristo e agora Deus é o dono de nosso corpo. Ele espera que não somente cuidemos dele, mas também nos guardemos dos pecados sexuais. Muitas vezes, os desejos da carne nos forçam a abrir mão dos valores de Deus, por isso devemos nos fortalecer espiritualmente para não caírmos em tentação. (Leia: Como vencer as tentações da carne) Tenha como alvo principal da sua vida a santidade. "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14) Com isso, você verá que a paz e alegria de Deus irão preencher seu coração e você experimentará a perfeita vontade Dele na sua vida!

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1,2).

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre sexualidade
Seu corpo é templo do Espírito Santo
Pequei contra Deus e agora?