Seja você mesmo e pare de se comparar

/uploads/posts/Seja você mesmo e pare de se comparar

Durante muitos anos da minha vida eu tentei ser como as outras pessoas. Eu queria orar como elas, agir como elas e até pensar como elas. Depois de muitas lutas e insatisfação, finalmente entendi que Deus nunca iria me ajudar a ser outra pessoa, a não ser eu mesmo. Aprendi que existe uma razão por Ele ter me feito desse jeito e que é muito ruim tentar ser alguém que eu não sou.

Entenda que a maior liberdade que você pode ter é ser você mesmo. Jesus veio para libertar as pessoas em muitos aspectos da vida, e fazer com que sejamos nós mesmos, é um deles. Você não precisa competir para ser melhor do que ninguém. A Bíblia diz em 2 Coríntios 10:12 que quem faz isso, age sem entendimento. Por isso, tudo o que Deus espera é que tentemos ser o melhor que consigamos. Eu sempre penso assim: "Deus quer que eu seja uma pessoa melhor, um cristão melhor, um filho melhor, um marido melhor, um pai melhor etc." Então, desde que eu entendi isso, tenho crescido muito e sofrido menos.

Nós podemos olhar para as pessoas como exemplos que nos ajudarão a melhorar em nosso comportamento, mas não devemos deixar que ninguém, a não ser Jesus, seja o nosso modelo. O apóstolo Paulo pediu para as pessoas o imitarem, assim como ele imitava a Cristo (1 Coríntios 11:1). Ou seja, ele era um exemplo para elas, mas nunca disse para as pessoas serem exatamente iguais a ele. Deus dá dons e talentos para cada um, e você deve usar aquilo que Deus colocou em suas mãos ao invés de ficar cobiçando os dons dos outros.

Seja você mesmo e faça seu melhor para Deus. Se as pessoas te rejeitarem, estarão rejeitando o que Deus criou, e não o que você criou. É lógico que nós precisamos mudar em muitas áreas, mas só Deus pode fazer a verdadeira mudança, e Ele faz isso do jeito dEle e no tempo certo. Às vezes ficamos tão mal por não gostarmos de quem somos e acabamos criando uma falsa imagem para mostrarmos ao mundo (geralmente isso acontece quando temos problemas nos relacionamentos). Mas quando começamos a experimentar a liberdade de sermos simplesmente quem Deus quer que sejamos, a unção dEle vem sobre nós e as pessoas percebem a diferença em nossa vida. Eu aprendi a parar de forçar as pessoas gostarem de mim e comecei a confiar que Deus me daria relacionamentos abençoados. Se você fizer o mesmo e começar a gostar de quem você é, você terá mais aceitação e menos rejeição das pessoas.

"Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém" (Gálatas 6:4).

LEIA TAMBÉM:
Meu testemunho de vida
Aprenda a ver na visão de Deus
Você é quem Deus diz que você é
A águia e a galinha