Reforma Protestante com Martinho Lutero - (Como tudo começou)

/uploads/posts/Reforma Protestante com Martinho Lutero - (Como tudo começou)

Há 500 anos, um monge alemão chamado Martinho Lutero iniciou um protesto que se tornou um grande movimento no mundo inteiro. Naquela época, a Europa vivia à sombra da Igreja Católica Romana, a qual era mais um império do que uma igreja. Ela coroava e destronava reis, e usava do seu domínio para manter as pessoas nas trevas da superstição.

Isso parece fora da nossa realidade, mas de alguma maneira, os dias de Lutero são muito parecidos com os nossos. Assim como tem acontecido hoje, naquele tempo todos tinham uma opinião sobre a Bíblia, embora quase ninguém a tivesse lido. Como muitos de nós, eles confiavam nos pensadores e formadores de opinião da sua época para lhes dizer o que estava na Bíblia e se deviam crer ou não no que está escrito.

Martinho Lutero era uma das poucas pessoas que realmente lia a Bíblia, e o que ele encontrou nela, causou uma revolução em si mesmo e no mundo. Embora ele fosse um monge, Lutero odiava o Deus da Bíblia, mas quando ele estudou as Escrituras, o mundo ao seu redor começou a fazer sentido. Deus fez sentido! O significado de Jesus se tornou mais claro e então ele descobriu a resposta para a sua dúvida mais profunda: como o mal pode ser vencido. Especificamente, como ele lidaria com o seu próprio mal, ou seja, os seus pecados. Lutero descobriu que ele não podia fazer nada por conta própria para resolver este problema; ele teria apenas que confiar no sacrifício de Jesus na cruz como pagamento pela sua dívida com Deus.

Lutero havia descoberto a Verdade e isso mudou a sua vida, isso mudou o mundo! Então, no dia 31 de outubro de 1517, ele expôs seus pensamentos através de 95 teses que ele mesmo pregou na porta da Catedral de Wittemberg, protestando, por exemplo, contra a cobrança de indulgências (venda do perdão) e a salvação por meio de boas obras e não pela fé. Em seguida, os seus escritos foram publicados em grande escala, atingindo assim, um número enorme de pessoas ao redor do mundo, até chegar nos dias de hoje.

Com a Reforma Protestante, a Bíblia foi colocada na mão de todos e agora sabemos que qualquer um pode chegar à presença de Deus sem a necessidade de um sacerdote. A Reforma Protestante reconheceu que a Palavra de Deus é a autoridade final nesse mundo e que o sacrifício perfeito de Jesus Cristo na cruz é a única saída para o mal e a única base pela qual os pecadores podem se colocar diante de um Deus Santo. A Reforma Protestante é uma história de transformação - a transformação do ódio para o amor, da escravidão para a liberdade, da fé cega para a gloriosa descoberta da verdade em Jesus Cristo!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados