Por que eu sempre caio no mesmo erro?

/uploads/posts/Por que eu sempre caio no mesmo erro?

Hoje temos muitos recursos para conhecer mais a Deus. Além da Bíblia como livro, temos as versões virtuais, aplicativos de celular, diversos sites edificantes, livros incríveis, e mesmo assim preferimos nossa preguiça, comodismo, gastando nosso tempo com tudo que não nos acrescenta em nada, ou que serve apenas para nos dar entretenimento. Ficamos horas e horas na internet e televisão, que são bombardeadores de informações fora dos valores de Deus. E por que não usamos este tempo para conhecermos mais a Deus? Afinal, Ele é, (ou deveria ser), o alvo mais importante em nossas vidas. E não adianta culparmos nossos líderes por nossas fraquezas carnais. Nós somos os culpados e veremos porque sempre caímos no mesmo erro:

1) Achamos que somos auto-suficientes

Devemos saber que sozinhos não conseguiremos nada. Precisamos da ajuda do Espírito Santo e de pessoas que querem um compromisso sério com Deus.

"Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel, ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar" (1 Coríntios 10:12-13).

"Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade..." (João 16:13) "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." (v.8)

O pecado que cometemos, nos tira da glória de Deus (Romanos 3:23), e faz separação entre nós e Ele (Isaías 59:2). Por isso, para que pudéssemos resistir às tentações hoje, foi necessário que nossos pecados caíssem sobre Jesus na cruz. Ele ressuscitou, e agora o Espírito Santo vem morar na vida de todos que crêem no seu sacrifício. Se nascemos de novo, não estamos sozinhos na caminhada - O Espírito Santo nos convence dos pecados que cometemos e nos encoraja dia-a-dia a vivermos em santidade. E Ele garante a sua parte, pois quando somos tentados, Ele já tem preparado o escape. Porém, infelizmente, na maioria das vezes, somos teimosos e não queremos ouvir os alertas do Espírito Santo. Isso é muito perigoso, pois o pecado pode endurecer nosso coração.

2) Temos nos espelhado em homens que falham como nós

O segundo motivo pelo qual temos caído sempre no mesmo erro é que temos olhado para os homens. E quando eles caem, ficamos sem perspectiva e caímos também. Devemos olhar somente para Jesus! Ele sim, sabe como vencer as tentações.

"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos" (1 Pedro 2:21).

"Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:14-16).

Jesus Cristo deve ser o nosso maior referencial - não nossos líderes, pastores, amigos ou pais. Simplesmente porque todos pecam, mas Jesus foi o único que não pecou e andou com o Pai em total comunhão.

"Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza" (1 Timóteo 4:12).

3) Gastamos tempo com tudo, menos com a Bíblia

Conhecer a Palavra de Deus é fundamental. Quando o diabo tentou Jesus no deserto, ele não o acusou, mas quis simplesmente colocar dúvidas em seu coração a respeito de Deus. Hoje ele age da mesma forma. Satanás tenta nos desviar aos poucos das promessas de Deus, nos fazendo acreditar que não conseguiremos esperar por elas e sermos fiéis até que elas se cumpram. Mas tudo isso é mentira! Ele aproveita a nossa carência e nos oferece um caminho mais fácil. Jesus estava com fome e ele disse: "Se Tu és o Filho de Deus, manda que esta pedra se torne pão." Mas Jesus respondeu: "A escritura diz: "Nem só de pão vive o homem" (Mateus 4:3,4).

Não havia nada de errado em transformar pedras em pães, pois Jesus era Deus e tinha todo o poder. Porém se ele cedesse à tentação, estaria reconhecendo que o Pai não poderia saciá-lo. Por isso ele não caiu na isca de Satanás - Ele usou a Bíblia para sair desta emboscada. E nós? Conhecemos a Bíblia para resistirmos ao diabo? Enquanto não criarmos o hábito de estudar e meditar na Palavra de Deus, nossas dúvidas sufocarão nossa fé e nos farão cair.

Não permita que suas dúvidas te mantenham em cima do muro. Deus é fiel e promete que se encontrarmos prazer Nele, Ele concederá todos os desejos do nosso coração! (Salmos 37:4) Não se deixe levar pelas idéias daqueles que não querem obedecer a Deus. Vá atrás dos seus sonhos, ou seja, faça a vontade de Deus, pois só Ele pode fazer com que seus sonhos se realizem! E acima de tudo: deixe que Ele mude seu coração, pois assim você deixará de cobiçar aquilo que não O agrada, pois somos tentados somente naquilo que cobiçamos.

"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte" (Tiago 1:13-15).

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre sexualidade

Os efeitos da pornografia
Como vencer as tentações da carne