Por que os cristãos não devem se casar com não-cristãos?

/uploads/posts/Por que os cristãos não devem se casar com não-cristãos?

Além do seu relacionamento com Deus, não há nenhum relacionamento mais importante na terra do que um casamento. O casamento é um presente de Deus, um projeto para unir o homem e a mulher fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

O que eu irei dizer talvez possa confrontar você, mas como irmão em Cristo, eu te amo o suficiente para mostrar a verdade baseada na Bíblia, de que envolver-se com uma pessoa não-cristã pode ser extremamente perigoso. Se você já está casado com alguém, peço que leia: (Conselhos para um relacionamento abençoado), mas se você não é casado, eu posso dizer com certeza de que não é da vontade de Deus que você comprometa sua vida com alguém que não O segue. Veja o que a Bíblia diz:

"Não se ponham em jugo desigual com descrentes... pois o que há de comum entre o crente e o descrente?" (2 Coríntios 6: 14,15).

"Uma coisa repugnante foi cometida em Israel e em Jerusalém; Judá desonrou o santuário que o Senhor ama; homens casaram-se com mulheres que adoram deuses estrangeiros" (Malaquias 4:11).

"Foram mulheres estrangeiras que fizeram o rei Salomão pecar. Ele era mais famoso do que todos os reis das outras nações. Deus o amou e o pôs como rei de todo o povo de Israel, e no entanto ele caiu nesse pecado. Será que nós vamos seguir o exemplo dele e desobedecer ao nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras?" (Neemias 13:26,27 Ntlh)

A Bíblia tem muito a dizer sobre este assunto e quero encorajá-lo a estudar mais sobre o assunto. Diante das passagens que citei acima, talvez você esteja se perguntando:

1) Mas eu amo de verdade essa pessoa. Não é suficiente?

Não. Deus te ama muito e Ele quer poupar você de sofrimentos desnecessários. A vontade dEle é que você caminhe com Ele ao lado de alguém que também O sirva, e para isso você precisa entender que a visão que Deus tem sobre o casamento e o amor, são bem diferentes do que vemos nos filmes de comédias românticas. O casamento é mais profundo do que parece, e se você desobedecer a Deus para ficar com alguém que não ame a Deus de verdade, você poderá sofrer graves consequências no futuro.

2) Mas Deus não quer que eu continue namorando para que eu possa levá-lo(a) a Jesus?

Não. Há uma chance muito maior dele(a) querer te levar para a cama. Uma pessoa não-cristã quase nunca está disposta a guardar-se sexualmente para o casamento, pois não tem o entendimento de que isso é pecado. Tenho certeza de que você tem boas intenções, mas Deus nunca quis que você envolvesse em um relacionamento para evangelizar alguém, pois neste caso, é bem mais fácil você ser influenciado em vez de influenciar.

2) Mas a gente dá tão certo! Temos muita coisa em comum. Não é suficiente? 

Não. Se o relacionamento mais importante na sua vida é Jesus e do seu companheiro(a) é outra coisa, vocês estarão caminhando em direções diferentes. Essa é uma diferença que não dá para negociar, como gosto musical ou de filme, por exemplo. Hoje, talvez você não veja problema algum em namorar alguém que não ande nos caminhos de Deus, pois ele(a) até frequenta sua igreja de vez em quando, mas será ele que ele(a) realmente estará disposto a fazer isso por toda a vida? Se alguém não tem uma vida cristã verdadeira, ela não conseguirá viver de aparências por muito tempo, somente para agradar você.

3) Então eu devo ir contra a vontade do meu coração?

Sim. Se for preciso terminar um namoro ou noivado para obedecer a Deus, você deve fazer, mesmo que isso seja doloroso. A sua vida está em jogo e você precisa confiar que Deus cuidará de você em todos os momentos. Ele se agrada quando Seus filhos fazem escolhas que lhe custam algo, por isso ore e peça a Deus sabedoria para a tomar a melhor decisão. Em relação ao seu namorado / namorada, continue orando por ele(a) e creia que Deus irá alcançá-lo(a). E lembre-se: antes de envolver em um novo relacionamento, faça de Jesus o primeiro e principal relacionamento de sua vida, e depois confie nEle para trazer a pessoa certa, no momento certo.

4) E se eu não conseguir encontrar outra pessoa?

Confie em Deus. Ore e tenha paciência. Deus sempre te pedirá para esperar pelo Seu melhor, mas Ele nunca irá pedir para você se contentar com o "mais ou menos". Ele tem o melhor para você e sonha mais alto do que você já sonhou um dia! (Efésios 3:20)

5) E se eu já sou casado? 

Ore. Ore pelo seu cônjuge e por si mesmo. A Bíblia é clara que se o seu cônjuge está disposto a permanecer casado, então você deve continuar casado. Eu sei que falar é fácil, mas praticar é muito mais difícil, mas eu e você devemos obedecer a Palavra de Deus, acima das nossas opiniões ou sentimentos. Seguí-Lo significa que estamos dispostos a confiar nele mesmo quando temos vontade de fazer as coisas do nosso jeito. Saiba que Deus tem coisas maravilhosas preparadas para você!

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." (Jeremias 29:11-13)