Pequei contra Deus. O que eu faço agora?

/uploads/posts/Pequei contra Deus. O que eu faço agora?

"Pastor, sou convertido há mais de cinco anos e ultimamente tenho pecado com mais frequência. Me sinto péssimo toda vez que peco e não consigo esquecer o que fiz. O que devo fazer para me libertar do pecado e não ser condenado por Deus?"  

R: Às vezes nós pecamos por não confiar em Deus e então começamos a agir por conta própria. Outras vezes, nós pecamos porque estamos fracos espiritualmente. Então ficamos tristes, nos sentimos culpados e com vontade de voltar atrás, mas isso não é possível. 

Eu já passei pela mesma situação que você. Em um momento eu estava perto de Deus, muito feliz e confiante, mas de repente eu cometia algum pecado e me afastava dEle. Aquela fraqueza que pensava já ter vencido tinha voltado com todas as forças e eu me sentia a pior pessoa do mundo. Por isso eu quero te dizer que, apesar da angústia que você está sentindo, há esperança para você e a sua situação está melhor do que aqueles que pecam e já não sentem nenhum arrependimento.

A primeira coisa que você deve saber é que se você entregou sua vida para Jesus, crendo nEle como único Salvador, você "nasceu de novo" e agora se tornou filho de Deus. Ou seja, todos os seus pecados (do passado, presente e futuro) já foram pagos com a morte de Jesus na cruz. Por isso você nunca será condenado, pois Jesus sofreu em seu lugar de uma vez por todas. Mas isso não quer dizer que você pode continuar pecando como se fosse algo "normal", pois a Bíblia diz em Hebreus capítulo 12 que Deus disciplina os seus filhos para que voltem a viver em santidade. Ou seja, se continuarmos praticando o pecado e não o abandonarmos, o Senhor irá nos corrigir, pois Ele é nosso Pai e quer nos livrar do mal. Sabendo disso, você nunca deve fugir de Deus por causa de suas falhas, mas deve se arrepender com sinceridade e confessar seus pecados para Deus, crendo que Jesus é fiel para te perdoar e te purificar (Leia 1 João 1:9).

Você me disse que se sente muito mal toda vez que peca, e isso é um sinal de que o Espírito Santo está te convencendo a abandonar o pecado. Mas saiba que a sua luta será diária enquanto você estiver aqui na terra, e logo esse sentimento de culpa irá passar, as tentações irão voltar e você terá que se lembrar do quanto foi ruim se afastar de Deus. Só assim você terá o temor no seu coração e não irá querer cair novamente.

Certa vez eu ouvi uma frase muito verdadeira que diz o seguinte: "O homem que não aprende com sua dor, será sempre uma criança". Então aprenda com tudo o que você passou, levante a cabeça, volte seus olhos para Jesus e siga em frente. Quando Cristo perdoava os pecados de alguém, Ele dizia: "Eu não te condeno, vai e não peques mais" (João 8:11). Então, se você acabou de pecar, busque a Deus com o coração arrependido e deixe toda a culpa para trás. Não dê ouvidos às acusações do diabo e creia que você já foi perdoado através do sangue de Jesus. Isso se chama "Graça de Deus". É um favor que você não merece, por isso agradeça a Ele todos os dias por enviado Jesus para morrer na cruz em seu lugar! A Bíblia diz:

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 João 2:1).

LEIA TAMBÉM:
O que é santidade?

Deus corrige quem Ele ama
Cria em mim ó Deus um coração puro
Todos podem entrar na presença de Deus?