Parábola do fermento | Parábolas de Jesus

/uploads/posts/Parábola do fermento | Parábolas de Jesus

PARÁBOLA DO FERMENTO | Mateus 13:33

"E contou-lhes ainda outra parábola: ‘O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada’".

RESUMO DA PARÁBOLA

Nesta parábola, Jesus compara o Reino de Deus ao fermento que uma mulher misturou a uma grande quantidade de farinha. O resultado da mistura foi a fermentação da massa. Como todos nós já sabemos, a função do fermento é dar volume e qualidade a uma massa, e é quase impossível fazer um bolo, torta ou pão sem que o fermento seja acrescentado.

O QUE PODEMOS APRENDER?

Nesta parábola, Jesus falou sobre o progresso intenso do Reino de Deus no mundo. Assim como o fermento, que penetra e se espalha dentro da massa e a faz crescer, o Reino irá se alastrar pelos quatro cantos da Terra: "Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: ‘O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: Aqui está ele, ou Lá está; porque o Reino de Deus está entre vocês’" (Lucas 17:20,21).

Ao contar essa parábola aos fariseus, Jesus afirma que, no final dos tempos, o Evangelho irá se espalhar por todas as nações e o Reino de Deus causará efeito em toda a humanidade (Mateus 24:14). Ele disse: "...e toda a massa ficou fermentada", ou seja, o Reino irá penetrar em tudo e crescer absurdamente (Mateus 13:31-32), até Jesus voltar e separar o joio do trigo (Mateus 13:30). (Leia: A parábola do joio e trigo)

PARA REFLETIR

Jesus nos fala que o Reino de Deus já está entre nós e será espalhado aos quatro cantos da Terra. Da mesma forma que não conseguimos notar o processo de crescimento de uma massa durante a fermentação, nós temos dificuldade em ver o crescimento do Reino dos céus. No entanto, não é porque não conseguimos enxergar, que ele não está acontecendo! Por isso, gostaria de te perguntar: "Você já faz parte do Reino de Deus? O que você tem feito para não ser descartado por Jesus quando Ele voltar para separar o joio do trigo?" Ainda há tempo para você se preparar para se encontrar com o Senhor!

AGORA É COM VOCÊ

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

LEIA TAMBÉM:
Parábolas de Jesus
3 passos simples para evangelizar
Por que o Evangelho incomoda?
Jesus voltará