Os conselhos do Salmo 1

/uploads/posts/Os conselhos do Salmo 1

Durante um bate-papo descontraído com um grupo de jovens na minha igreja sobre como eles deviam se preparar para o futuro, um deles me disse: "Acho que devemos viver como as pessoas do mundo, passar por situações mundanas para sermos fortalecidos e amadurecermos. O mundo tem muito a nos ensinar!".

Depois daquela conversa, refleti muito e cheguei à conclusão de que esse tipo de pensamento tem consumido muitos cristãos imaturos e, consequentemente, os afastado da presença de Deus. É verdade que nós ainda vivemos no mundo (João 17:15) e que somos expostos a comportamentos e princípios não cristãos o tempo todo, mas precisamos tomar muito cuidado para que essas situações não nos leve a agir de forma contrária à Palavra de Deus.

Diferente do que aquele jovem acredita, não precisamos passar por situações do mundo para amadurecer. Todos nós amadureceríamos muito mais se seguíssemos o padrão de vida descrito no Salmo 1: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!".

Este salmo nos traz três recomendações importantes a respeito da forma com que devemos viver nossas vidas:

1) Fuja do conselho dos ímpios

A palavra "ímpio" no sentido bíblico, é toda pessoa que não anda de acordo com a Palavra de Deus. Então não devemos, de forma alguma, permitir que nossas escolhas e decisões sejam tomadas segundo os pensamentos dos ímpios. Antes, devemos ter a nossa satisfação na lei do Senhor e vivermos de acordo com a Sua Palavra, pois somente Deus conhece as nossas necessidades e pode nos conduzir a uma vida abençoada em todos os sentidos. - "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29:11).

2) Não seja influenciado pelos ímpios

Não devemos nos deixar ser influenciados por pessoas que não têm os valores cristãos como base de suas vidas. Somos filhos de Deus e Ele não quer que sigamos o mesmo fim traçado para aqueles que não O obedecem! Devemos ser influenciados por pessoas piedosas e principalmente pelo maior exemplo de todos: Jesus Cristo. - "Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus" (Provérbios 4:10-14).

3) Não conviva com os zombadores

Devemos evitar a qualquer custo, conviver com aqueles que zombam de Deus e da Sua Palavra. Hoje, infelizmente, tem sido muito comum as pessoas fazerem piadas da fé cristã (inclusive em programas de TV e na internet), e nós não podemos nos "assentar à mesa" com elas! Isso, porém, não quer dizer que teremos que nos isolar do mundo. Não é isso! O que não devemos é imitar a conduta dessas pessoas e não participarmos das obras más que elas praticam. Também não devemos achar que isso é normal, que "não tem nada de mais". Antes, devemos defender e demonstrar a nossa fé através do nosso testemunho. - "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (Hebreus 11:6).

Deus tem muito a te ensinar

Diante dessa reflexão sobre o Salmo 1, não resta dúvidas de que é muito melhor sermos ensinados e guiados por Deus através de Sua Palavra. Ele nos conhece profundamente e sabe de todos os perigos que nos rodeiam todos os dias. O mundo, porém, ilude as pessoas fazendo-as pensar que podem viver sem Deus e que os seus próprios caminhos os levarão aos lugares certos. Mas nós sabemos que não é assim, pois "o caminho dos ímpios leva à destruição!" Por isso, meu irmão/minha irmã, deixe que a Palavra de Deus preencha a sua mente, governe o seu coração e oriente a sua vida!

LEIA TAMBÉM:
A importância da obediência a Deus
Resultados da obediência de Jesus
Cuidado com as más amizades

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados