Parábolas de Jesus | O rico insensato

/uploads/posts/Parábolas de Jesus | O rico insensato

O RICO INSENSATO | Lucas 12:16-21

Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus"

RESUMO DA PARÁBOLA

Nessa parábola, Jesus conta a história de um homem rico que conseguiu uma colheita muito grande em suas terras. Assim, o agricultor deseja construir celeiros maiores para guardar todo aquele alimento e aproveitar de sua riqueza por muitos anos. Deus, porém, reprova aquele pensamento e diz que ele morreria naquele mesmo dia. Jesus critica o cuidado daquele homem em acumular tesouros na terra e não se preocupar em construir tesouros no céu.

O QUE PODEMOS ENTENDER?

Aquele homem recebeu uma grande bênção das mãos de Deus, pois sua lavoura produziu muito bem. Contudo, ele não teve sabedoria ao planejar como usaria tudo aquilo. Ele era ganancioso e confiou na "falsa segurança" que as riquezas trazem. Em vez de abençoar outras pessoas, ele optou por guardar tudo e usufruir sozinho daquilo tudo. Deus, então se irou, pois o homem colocou seu coração nas riquezas e não Naquele que havia lhe abençoado. O que era para ser bênção, se transformou em maldição.

PARA REFLETIR

Devemos reconhecer que tudo vem das mãos de Deus e usarmos nossos recursos em benefício do Seu Reino. Aquele homem poderia ter glorificado a Deus, mas fez a escolha errada ao pensar somente nas coisas dessa terra e não armazenar tesouros no céu. É por isso que Jesus disse:

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mateus 6:19-21).

Devemos colocar nossas vidas e nossos planos diante da vontade de Deus. Não podemos ser insensatos ao pensar que nunca morreremos um dia. Em vez disso, devemos nos perguntar: "O que estou construindo em minha vida, é para mim ou para Deus? Estou fazendo apenas a minha vontade ou cumprindo o chamado que Deus tem para mim?"

Um dia todos nós morreremos e os bens materiais que ajuntamos aqui na terra não servirão para nada. Além disso, a nossa eternidade ao lado de Jesus Cristo dependerá da forma com que lidamos com as bênçãos de Deus aqui na terra. Será que você está seguindo os mesmos passos daquele homem? Se sim, mude de postura hoje mesmo, pois não sabemos o que pode nos acontecer amanhã.

AGORA É COM VOCÊ

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

LEIA TAMBÉM:
Cuidado com a ganância e o amor ao dinheiro
Parábolas de Jesus