O que Deus pensa sobre a corrupção

/uploads/posts/O que Deus pensa sobre a corrupção

Desde a descoberta do esquema de lavagem e desvio de bilhões de reais envolvendo a Petrobras, empresários e políticos têm manchado a imagem do nosso país. Por causa disso, temos ficado revoltados, nos sentindo impotentes, e a pergunta que vem à nossa mente é: "Será que Deus se preocupa com a nossa nação?" Porém, antes de responder esta pergunta, devemos entender que a corrupção sempre existiu, e a Bíblia trata deste assunto diversas vezes. Veja algumas passagens:

"Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará" (Isaías 33:15,16).

 "Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais" (Amós 5:12).

"A opressão transforma o sábio em tolo, e o suborno corrompe o coração" (Eclesiastes 7:7).

A corrupção, além de ser pecado contra Deus, prejudica a economia do país, atrapalha as tomadas de decisões dos governantes e, consequentemente, causa enormes problemas sociais. A corrupção desonra a Deus, pois é totalmente egoísta e contraria o mandamento que Jesus nos deixou: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).

Deus se preocupa com a corrupção

Eu tenho certeza que muitos brasileiros já se perguntaram: "Onde está Deus nessa situação? Quando é que Ele vai julgar os corruptos, já que a nossa justiça não faz nada?"

Devemos saber que Deus vê todas as coisas e que Ele é completamente justo, ou seja, Ele promete bênçãos sem medidas àqueles que O obedecem, mas também julga com rigor todos que se recusam a andar conforme a Sua justiça e misericórdia. (Leia: Por que os homens maus prosperam e os bons sofrem?)

Como vemos somente corrupção e injustiça nos jornais, pensamos que o mal está no controle e que não vale mais a pena sermos honestos e tementes a Deus. Mas a Bíblia deixa claro que devemos continuar fazendo o que é certo, pois no tempo certo os ímpios colherão consequências terríveis. Veja:

"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" (Romanos 12:17-21).

Leia também todo o Salmo 37 e você verá que as pessoas corruptas e desonestas estão com os dias contados, porém, aqueles que obedecem a Deus encontrarão força e salvação nos momentos de adversidades. (v.39)

O que nós podemos fazer?

É comum nos sentirmos incapazes de fazer qualquer coisa diante de tanta sujeira e corrupção. Mas Deus nos exorta a orar pelo nosso país, principalmente por aqueles que são nossos líderes. E por incrível que pareça, ainda existem homens e mulheres dedicados a fazerem o que é certo, mas infelizmente ficam impotentes por estarem rodeados de pessoas corruptas. Eles precisam de nossas orações e da sabedoria de Deus. A Bíblia nos manda orar "pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade" (1 Timóteo 2:2). Imagine só como seria o nosso Brasil se todos orassem ao invés de ficarem reclamando do governo! Não estou dizendo que não temos motivos para reclamar, mas quero dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, e em momento algum ela diz que devemos amaldiçoar nossos liderados.

Devemos sim, convocar o povo de Deus para orar e entender o momento da história em que estamos vivendo. Deus tem promessas de restauração e avivamento para o Brasil, e acredito que a mudança virá à partir de nós, a Igreja de Cristo. Mas, se continuarmos vivendo presos ao pecado, independentes de Deus, explorando a fé das pessoas, se prostituindo com o "deus" da segurança, da reputação, fama, egoísmo, vaidade, luxúria, etc, Deus não cumprirá as Suas promessas. A Bíblia diz:

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra" (2 Crônicas 7:14).

Além disso, precisamos combater a corrupção através do nosso próprio exemplo. Isso mesmo! Ou você acha que somente quem ocupa altos cargos políticos podem se tornar corruptos? Quero citar alguns exemplos de corrupção presentes no nosso dia a dia, que muitas vezes nem percebemos:

- Não dar nota fiscal;

- Não declarar Imposto de Renda;

- Tentar subornar o guarda para evitar multas;

- Falsificar carteirinha de estudante;

- Dar ou aceitar troco errado;

- Roubar assinatura de TV a cabo;

- Furar fila;

- Comprar produtos falsificados;

- No trabalho, bater ponto pelo colega;

- Falsificar assinaturas, etc.

Se aceitarmos estes pequenos atos de corrupção, estaremos concordando com as coisas erradas que vemos em nosso país. Sabemos que este mundo nunca será perfeito até a volta de Jesus, e enquanto o Senhor não vem nos buscar, Deus quer que sejamos luz neste mundo em trevas, glorificando-O através de nossas atitudes.

LEIA TAMBÉM:
Esteja orando pelo Brasil

O que significa iniquidade
O maior problema do mundo