Pastor Antonio Junior

Mensagens evangelicas

O privilégio de ser pai

Anúncios

Deus me deu o privilégio de ser pai da linda Lorena e desejo que todos pais vivam essa experiência maravilhosa! Mas ao mesmo tempo, vejo que cuidar de uma vida é uma das maiores responsabilidades que alguém pode ter. Não basta sermos pai ou mãe se não soubermos governar a própria vida, pois teremos que administrar uma outra e prestarmos contas a Deus de como cuidamos dela(s).

Acredito que o papel do pai é amar, cuidar, dar carinho e orientar no caminho correto. É ser um instrumento nas mãos de Deus na criação do filho. Por isso, o maior desafio não é ser pai, mas ser pai segundo o coração de Deus. Afinal, para isso, é preciso ser um exemplo de servo de Deus e ensinar os filhos no caminho da Verdade. Em Provérbios 22:6 está escrito: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele."

Repare que a Bíblia não diz que o pai deve apenas ensinar o caminho; ele deve ensinar NO caminho, ou seja, ele deve acompanhar em todos os momentos da vida, levar à igreja, ler a Bíblia, ensinar o que é certo através do próprio exemplo. Ser pai é ser amigo, confidente e merecedor do respeito e confiança dos filhos. É rir das brincadeiras deles, mas também orar e chorar aos pés do Senhor para que Ele os livre das más companhias e de tantos males existentes no mundo.

A Bíblia conta a história de um filho que tinha um pai amoroso e cuidadoso, mas decidiu sair de casa por livre e espontânea vontade. Ele gastou toda a herança que recebeu e acabou pobre, cuidando de porcos. Porém, apesar de suas escolhas erradas, aquele filho nunca esteve perdido, pois tinha uma referência segura em sua vida: o seu pai. Ele sabia para onde voltar. Um filho que tem um pai verdadeiro, dificilmente se perde, pelo contrário, pode dar muitas voltas, mas sempre volta para a casa do pai.

O mundo de hoje tem sofrido com a decadência e o enfraquecimento da paternidade. O diabo tem feito de tudo para destruir a família, e a quantidade de filhos sem pais cresce absurdamente. Quanta tristeza! Que falta faz um pai de verdade, que ama a mãe e os filhos, que traz segurança e direção à sua família. Que falta que faz um pai, que guia o seu lar para o lugar mais seguro de todos: para a presença de Deus!

Este é o maior legado que um pai pode deixar para seus filhos: a fé e a obediência à Palavra de Deus. Como lemos no versículo acima: se ensinarmos os filhos no caminho em que devem andar, mesmo depois de muito tempo, eles não se desviarão dele. É isso que pretendo fazer com a minha filha e desejo que todos os pais sigam este conselho dado por Deus!

LEIA TAMBÉM:
A importância do pai na criação dos filhos
4 dicas para ensinar os filhos no caminho de Deus
Amor de pai (História para reflexão)
Ouça os conselhos de seus pais

 

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas