4 dicas para educar os filhos no caminho de Deus

/uploads/posts/4 dicas para educar os filhos no caminho de Deus

Você já reparou no quanto o mundo de hoje está mudado? O quanto nossas famílias têm hábitos e valores diferentes de 20 anos atrás? Mudou bastante né?! Mas, muitas vezes, esquecemos que as nossas crianças também estão diferentes.

O que mudou no mundo:

A percepção que temos do mundo depende muito de nossas experiências. Por exemplo, uma pessoa mais velha enxergará mudanças muito maiores no mundo, pois ela viveu várias gerações. Ela verá o quanto a economia e os valores morais mudaram, a forma com que se ganha e gasta dinheiro, o modo com que os outros se relacionam por meio da internet, etc. Mas para uma criança, nada mudou, já que ela só conhece o mundo dela e o que os adultos a ensinam. Daí vemos o quanto é tão importante educarmos da maneira correta.

As famílias também mudaram:

De certo forma, a família continua a mesma, tendo como base o casamento e os filhos que formam a sociedade. Mas, se formos parar para analisar, a estrutura familiar tem sido abalada por vários motivos e quero citar três deles:

1) As relações conjugais estão menos estáveis

Os números são claros: o índice de divórcio no Brasil cresceu 45% na última década. Com isso, teremos crianças com menos equilíbrio emocional para enfrentar as crises da vida.

2) Os pais estão convivendo menos com os filhos

Os pais têm estado cada vez mais no mercado de trabalho, seja para prover o sustento da família ou para acumular bens. Como consequência, os pais têm tido negligenciado a formação moral e espiritual de seus filhos.

3) Os filhos estão cada vez mais independentes

A tendência é que os filhos aprendam a se virar sozinho cada vez mais e serem menos ouvidos em relação aos seus gostos, sonhos e escolhas de profissões e relacionamentos. Com isso, os amigos, internet e outros meios de comunicação, serão os seus professores, fazendo com que os valores familiares percam a força.

As crianças também mudaram:

Os pais mudaram mais do que os filhos, porém, houve mudanças no jeito de ser criança ou adolescente. Uma delas é que as etapas têm sido queimadas, fazendo com que a criança se torne adulta mais cedo, tendo que lidar com questões difíceis da vida, enquanto deveriam ficar apenas brincando. No entanto, é importante lembrar que até começar uma vida independente, a criança precisa de alimentação e muitos outros cuidados que só a família pode proporcionar.

A importância de educar os filhos nos caminhos de Deus

É por causa destas mudanças que precisamos estar atentos aos valores de Deus, que são imutáveis e foram criados para a nossa felicidade. A Bíblia diz que os mandamentos de Deus não são penosos (1João 5:3) e servem para nos conduzir a uma vida de paz e alegria verdadeira. A sociedade diz que cada um sabe o que é bom para si, mas só Deus, que nos criou, pode dizer o que realmente é melhor para cada um de nós.

Infelizmente, as crianças de hoje aprendem que elas precisam ser felizes a qualquer custo, mesmo que isso as faça quebrar compromissos com Deus e com as pessoas. Elas aprendem também que têm o direito de viver sua sexualidade na intensidade que quiser, com quem quiser, mesmo que seja com alguém do mesmo sexo. Elas são educadas a escolher sua própria religião ou não seguir nenhuma, já que "todos caminhos levam a Deus". Mas será que isso é verdade? Pelo que lemos na Bíblia, somente Jesus Cristo é o caminho que nos leva a Deus e pode nos dar a salvação eterna.

Agora tente imaginar a confusão que acontece na mente das crianças. Os valores do mundo parecem ser bem mais atrativos para elas, e por isso, desde os primeiros livros da Bíblia, vemos a responsabilidade de educar os filhos no caminho de Deus, pois só eles conduzem a uma vida abençoada. Um dos textos mais claros está em Deuteronômio 6.1-9:
 
"Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram (...) Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa (...) Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões" (Deuteronômio 6:1-9).

Diante desta passagem, quero compartilhar 4 dicas para você ensinar seus filhos a obedecerem a Deus e terem uma vida bem sucedida:

1) Você deve viver e ensinar esses valores

Os valores de Deus nos foram deixados para vivermos e ensinarmos nossos filhos. O versículo 1 diz: "Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram (...)" (Deuteronômio 6:1).

Então não fuja desta responsabilidade! A escola e a igreja têm suas responsabilidades, mas não pense que os seus filhos irão aprender esses valores lá, se vocês não derem o exemplo dentro de casa. Por exemplo: um filho nunca irá se interessar pela leitura da Palavra se não ver os pais lendo a Bíblia em casa. É por isso que a Bíblia recomenda: "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Viver os valores eternos de Deus não é fácil, mas não podemos desistir. Mesmo contra a "enxurrada" de informações erradas, devemos escolher viver e ensinar os valores que Deus nos deixou na Sua Palavra.

2) Cuide de sua saúde emocional e espiritual

Você sabia que o clima dentro de casa depende quase 100% de como os pais estão emocionalmente? Por isso, não desconte seus problemas nos seus filhos. Lembre-se que você pode até esquecer dos momentos de nervosismo, mas eles podem ficar marcados para o resto da vida.

A sua saúde espiritual também é muito importante na criação dos filhos. Por exemplo, se você dá muita importância às coisas de Deus, seus filhos irão querer fazer o mesmo. Se seus filhos veem você lendo a Bíblia e orando, eles vão entender que isso é fundamental.

3) Priorize a formação dos seus filhos

Se você é daqueles que gosta de fazer as coisas de qualquer jeito, então não seja pai ou mãe, pois cuidar dos filhos é um trabalho para a vida toda. Veja o que a Bíblia diz: "Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar" (Deuteronômio 6:7).

Perceba nesta passagem que a educação deve envolver as situações cotidianas, incluindo a comunhão no lar ("quando estiver sentado em casa"), os lugares onde você vai ("quando estiver andando pelo caminho") e quando se deitar e quando se levantar. A preocupação em educar os filhos no caminho de Deus deve acontecer o tempo todo, pois a escola, a televisão, as amizades, a internet, etc, expõem valores que na maioria das vezes não condizem com os ensinamentos bíblicos. Educar o caráter é o principal investimento que você pode fazer por seus filhos! O resto (conhecimento, dinheiro, carreira, etc) ele pode aprender com o tempo.

Se você for um cristão de verdade em casa, você terá feito metade do serviço. A outra parte é concluída com suas palavras. Por isso, ensine seus filhos a amar ao próximo, orando por aqueles que eles não tem afinidade, etc. Ensine-os a ler a Bíblia, lendo junto com eles. Ensine-os a serem generosos dando bons exemplos de generosidade. Ensine-os a valorizar a igreja, sempre destacando os aspectos positivos de se viver em comunhão com os irmãos.

4) Encontre maneiras criativas de educar seus filhos

Repare no versículos 8 e 9: "Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões" (Deuteronômio 6:8,9).

Geralmente, aprender os valores da vida é visto pelas crianças e adolescentes como algo chato e cansativo. Por isso é tão importante que você encontre formas de tornar este aprendizado agradável. Verifique quais são os seus dons e facilidades, por exemplo: se você sabe contar histórias da Bíblia, que ensinem bons valores, faça isso. Compre livros e filmes que contenham valores eternos e converse sobre o que viram. Leve-os para um passeio no praça ou no parque e tente incluir as mensagens que você quer passar, no contexto em que vocês estiverem.

Fazendo isso, você entenderá o quanto este versículo é real: "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

LEIA TAMBÉM:
A importância do pai na criação dos filhos
Deixe seus filhos verem Deus em você

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados