Por que não sinto mais a presença de Deus?

/uploads/posts/Por que não sinto mais a presença de Deus?

"Pastor, não consigo sentir mais a presença de Deus na minha vida. Quando estou nos cultos não consigo prestar atenção na Palavra e parece que os louvores não entram mais no meu coração. Não consigo mais sentir aquela paz maravilhosa e estou sempre me afundando nos problemas. O que eu faço? O que está acontecendo comigo? Sei que não existe nenhuma solução mágica, mas por favor me ajude!"

R: Olá irmã, o seu caso é muito mais comum do que você pensa, e eu mesmo já passei por isso várias vezes. Ficamos sem saber onde erramos, (se é que erramos) e também não sabemos como sair dessa situação. Mas posso te afirmar com certeza que, só porque você não está sentindo a presença Deus, não quer dizer que Ele não esteja com você! Ele prometeu que nunca te deixará e tudo o que Ele deseja é completar a boa obra que começou na sua vida (Filipenses 1:6). Você só precisa ter bom ânimo para recomeçar, não desistir e não depender dos sentimentos para obedecer a Deus, pois "o justo viverá pela fé" (Hebreus 10:38).

Antes de tudo, quero falar sobre alguns motivos que nos tornam frios espiritualmente. Muitos de nós acostumamos com a vida cristã e paramos de crescer. Deixamos de acreditar na Bíblia e escolhemos viver de uma forma mais "light" para agradar aos outros. Lembre-se: "são as pequenas pedras que nos fazem tropeçar e não as montanhas". A frieza espiritual vem quando paramos de renunciar a carne e aceitamos alguns pecados que antes tínhamos abandonado. Ficamos frios quando paramos de pregar o evangelho e falamos somente as partes agradáveis da Bíblia. Quando paramos de amar aqueles que não têm a mesma fé que nós e deixamos de ajudar os necessitados, por pensarmos que já somos salvos.

Citei apenas alguns exemplos e não estou dizendo que este é o seu caso. Mas a verdade é que muitos cristãos deixaram suas vidas como se estivesse no "piloto automático". Por exemplo: eles pensam que sem esforço, o avião continuará subindo na mesma velocidade, e quando menos percebem, ele já está caindo. Essas pessoas vão à igreja por costume, sentam no banco mais reservado, não assumem cargos de responsabilidade e se tornam julgadoras, analisando o culto, a roupa das irmãs e a palavra pregada pelo pastor. Se consideram dominadoras da Palavra e por já terem anos de igreja, pensam que são experientes o bastante. Focam mais no ser humando do que em Deus e com isso a presença dEle passa despercebida. É preciso entender que a rotina nos faz perder a essência e com isso deixamos de experimentar a graça de Deus. O apóstolo Paulo tinha medo que isso acontecesse na igreja de Corinto. Veja:

"O que receio e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo." (2 Coríntios 11:3)

Se você quer voltar a ter um relacionamento íntimo com Deus, a receita é simples: Abra o seu coração novamente e tome atitudes que te edificarão, como: ler a Bíblia, ouvir pregações, orar e louvar ao Senhor. Separe um tempo para dedicar à sua vida espiritual e seu coração estará mais sensível à voz do Espírito Santo. Ele falará com você através da Palavra, das circunstâncias do dia a dia e das pessoas. Não se esqueça de buscar a santidade e a fé. Em Hebreus 4:2,3 diz que Israel recebeu a direção de Deus a respeito da Terra Prometida, mas nada adiantou, porque eles não tinham fé! Deus nos dá fé quando pedimos e ela brota naturalmente em nosso coração quando ouvimos a pregação da Palavra. Mas devemos praticá-la, mesmo que não sintamos nada. Os nossos sentimentos nos enganam, mas a fé é o que agrada a Deus e nos traz recompensas (Hebreus 11:6). (Leia: Como aumentar minha fé em Deus?)

É importante lembrar que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17), ou seja, ela precisa ter uma ação. Por isso, coloque em prática tudo o que você aprender na Bíblia. Peça hoje mesmo que o Senhor te renove, pois Jesus disse que "todo o que busca encontra, e o que bate, lhe será aberto a porta" (Mateus 7:7,8). Ele está de braços aberto te esperando! E não se esqueça de frequentar uma igreja, pois apesar de ter falhas, a igreja nos ajuda a ficar fortes, pois ouvimos pregações, louvamos e temos comunhão com outros irmãos.

LEIA TAMBÉM:
Jesus nos ajuda na fraqueza
Viva pela fé e vença o medo
Não sinto a presença de Deus como os outros

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados