Meu namorado mente pra mim. O que devo fazer?

/uploads/posts/Meu namorado mente pra mim. O que devo fazer?

"Pastor, eu namoro há dois anos e amo muito meu namorado, inclusive estamos pensando em nos casar. Porém, estou cansada das mentiras que ele me conta. Já pensei até em desistir do relacionamento por causa disso, mas não sei se é da vontade de Deus. O que eu devo fazer?"

R: Infelizmente, a mentira tem sido um instrumento de Satanás para destruir vidas, principalmente daqueles que buscam a Deus. Muitas pessoas que se dizem cristãs, não largam a mentira, pois pensam que uma "mentirinha" não faz mal a ninguém e que não atrapalha a vida espiritual. Mas, mentira é pecado, e qualquer que seja o pecado, nos afasta da presença de Deus. Jesus disse que a mentira é a própria linguagem do diabo, pois ele mente desde o princípio e nunca andou na verdade (João 8:44), por isso devemos tomar cuidado com esse hábito em nossas vidas.

"O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade" (Provérbios 12:22).

A confiança é a base de qualquer relacionamento, por isso fica difícil conviver com alguém que mente o tempo todo. Não estou dizendo que o seu namorado não tem mais jeito. Pelo contrário: acredito que Deus pode libertar qualquer pessoa do hábito de mentir, desde que se converta aos caminhos do Senhor e se torne uma nova criatura. Só assim ele vai entender que agora é um novo homem e que deve mudar o modo de agir: "Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador" (Colossenses 3:9-10).

(Leia: Como reconquistar a confiança perdida)

Uma vez ouvi dizer que "o casamento não transforma as pessoas, apenas tira as máscaras". Então, é importante que vocês busquem as mudanças enquanto ainda são namorados, senão, amanhã vocês correrão o risco de terem um casamento cheio de mentiras e decepções.

Também preciso te dizer uma coisa muito importante: sua vida é muito preciosa para Deus e Ele não quer que você sofra. Não estou dizendo que um namoro de acordo com a vontade de Deus não tenha discussões e conflitos, mas você precisa chamar seu namorado para uma conversa sincera e dizer que você não aceita mais as mentiras dele. Diga que Deus pode abençoá-los muito, desde que vocês andem no caminho da Verdade.

Mas, se as mentiras continuarem com o passar do tempo, sugiro que você se afaste dele, pois ele não está dando sinais claros de que te ama, nem se preocupa com os seus sentimentos. Se ele está assim hoje, não será o casamento que irá mudá-lo; e quem sofrerá as consequências negativas disso será você. A Bíblia diz: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14).

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre namoro
Os 2 maiores erros de um relacionamento
Como superar conflitos no namoro
5 dicas para ter um bom diálogo no namoro