Mate a sua fome espiritual

/uploads/posts/Mate a sua fome espiritual

Pode parecer estranho, mas a melhor hora para orar é quando não se tem vontade de orar. Isso mesmo! É exatamente nesse momento em que precisamos matar a nossa fome espiritual.

A falta do desejo de orar é muito parecida com a falta de vontade de comer quando se está doente. Uma pessoa enferma, quanto menos ela come, menos fome tem, mas se ela não fizer um esforço, irá se enfraquecer cada vez mais, podendo até morrer. Da mesma forma é a oração para o cristão. Por isso o apóstolo Paulo exortou: "Orem continuamente" (1 Tessalonicenses 5:17).

A Bíblia não diz para orarmos somente quando tivermos vontade. E pra ser sincero, se dependermos do nosso desejo, nunca iremos orar! Mas é necessário. E se obedecermos a ordem de "orar o tempo todo", sentiremos uma sede constante da presença de Deus! O salmista Davi viveu essa experiência: "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus" (Salmos 42:1).

Da mesma forma, a melhor hora para ler a Palavra de Deus é quando você prefere qualquer outra coisa do que abrir a Bíblia. Não estou dizendo para você deixar um trabalho pela metade e muito menos para deixar de prestar atenção na aula. Estou dizendo que você não deve obedecer a sua carne, que é acomodada e busca fugir dos compromissos com Deus. Assim como a pessoa doente precisa se esforçar para comer, você precisa do mesmo esforço para ler e meditar nas Escrituras. Sem a Bíblia, a probabilidade de tomarmos uma decisão errada e trocar o melhor pelo pior é muito grande!

Não existe crescimento espiritual sem a Palavra de Deus. Por acaso você já viu uma criança se desenvolver sem ser alimentada corretamente? No começo, ela pode até rejeitar alguns tipos de alimentos, mas depois de muita persistência, começa a comer, aprende a gostar e não para mais. Esse mesmo princípio deve ser usado para o nosso desenvolvimento espiritual. Veja o que diz o Salmo 1: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (Salmos 1:1-3).

Se orar e ler a Bíblia já são fardos pesados demais para alguns, imagine só ir à igreja! Às vezes é tão cansativo, não acha? Eu mesmo já me senti desmotivado muitas vezes em ir aos cultos. Depois, porém, percebi o quanto faz falta ficar longe da comunhão com os irmãos, pois na igreja ouvimos a Palavra, louvamos a Deus e somos edificados espiritualmente. Então aprendi que, quanto menos queremos ir à igreja, mais precisamos ir! A Bíblia diz: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).

Sendo assim, se escolhermos matar a nossa carne e irmos atrás das coisas que alimentam o nosso espírito, permaneceremos fortes na fé e com uma fome insaciável de Deus. "Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam" (Gálatas 5:16-17).

LEIA TAMBÉM:
Alimente o seu espírito
A luta da carne x espírito
Como vencer as tentações da carne

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados