existe amor a primeira vista

Mensagens evangelicas

Existe amor à primeira vista?

Anúncios

Sempre quando converso com os jovens sobre namoro cristão, uma das perguntas que mais ouço é: "Existe amor à primeira vista?"

As pessoas costumam chamar de amor à primeira vista aquele momento em que o rapaz e a moça se encontram pela primeira vez e se encantam um pelo outro, como se fossem atraídos por uma força incontrolável. A sensação dessa primeira troca de olhares é tão forte que eles perdem a noção do tempo e da realidade. Então, ficam sonhando acordados e se perguntam: "Será que eu encontrei o amor da minha vida?"

Eu já vivi momentos assim e posso dizer que essa sensação é muito boa, mas será que esse sentimento está relacionado com o verdadeiro amor? Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o amor:

"Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado" (Cânticos 8:6-7).

Essa passagem mostra que não devemos confundir atração com amor! É claro que o amor surge à partir de uma atração, mas um homem pode ser atraído por uma mulher e nunca firmar um compromisso com ela. Se for apenas atração física, ele vai se interessar por um momento, mas logo perderá o interesse, caso encontre outra pessoa mais atraente. Então talvez você se pergunte: "Como saber se o que estou sentindo é amor ou paixão?"

Para saber diferenciar amor de paixão, devemos entender que há diferentes tipos de amor. Quando o apóstolo Paulo escreveu suas cartas às igrejas, ele usou quatro palavras diferentes do vocabulário grego que, traduzidas para o Português, significam "amor". Essas quatro palavras expressam as várias formas de amor com níveis de envolvimento maior ou menor. Vejamos:

Phileo: é o amor que sentimos pelos amigos, pessoas conhecidas, animais de estimação, etc.

Storge: é o amor entre familiares, parentes. Assim, a quantidade de pessoas que amamos com amor "storge" é bem menor do que com o amor "phileo".

Eros: é o amor entre um homem e uma mulher. Daí surgiu o termo "erótico". O ideal é que o amor "eros" exista entre os casais que constituíram um casamento segundo a Palavra de Deus, mas, infelizmente, não é isso que vemos atualmente.

Agape: é o amor mais sublime que pode existir. É a mais nobre e intensa forma de amar. É normal os pregadores dizerem que o "ágape" é o amor incomparável de Deus, que não pode ser igualado, já que o amor dEle é muito maior do que qualquer outro.

Porém, quando Paulo escreveu o texto de 1 Coríntios 13, ele descreveu as características do amor ágape. Isso significa que nós podemos e devemos sim amar com esse amor! Vamos analisar algumas partes:

"O amor é paciente (...)" (v.4) - ou seja, ele sabe esperar, enquanto a paixão é eufórica e precipitada;

"(...) não é ciumento" (v.4b)" - ele confia no companheiro. Na paixão, as pessoas costumam ter um ciúme doentio;

"Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor" (v.5) - ou seja, ele respeita a pessoa amada e os seus princípios. Já na paixão, para satisfazer os próprios desejos, ele não se importa com os sentimentos do outro.

"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece" (v. 7 e 8) - o verdadeiro amor prevalece e resiste a qualquer circunstância. Enquanto isso, a paixão pode acabar no primeiro desentendimento, na primeira crise, na primeira oportunidade de traição.

Esse amor que Paulo fala é o sentimento que amadurece com o passar do tempo. Já a paixão é intensa e está relacionada às tentações da carne, por isso deve-se tomar muito cuidado. Ela é passageira e logo que termina, muitas vezes se transforma em ódio. Por isso eu não acredito que exista amor à primeira vista, pois o amor é construído com o tempo e não na primeira troca de olhares. O amor é equilibrado e não sufoca, e qualquer coisa contrária a isso deve ser apenas atração ou paixão.

LEIA TAMBÉM:
Deus tem a pessoa certa para cada um?
Como superar o fim do namoro
Mensagens sobre namoro

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas