Economizar é ter sabedoria

/uploads/posts/Economizar é ter sabedoria

Economizar sempre foi muito importante! Todos os casais que economizam uma porcentagem do que ganham, não apenas têm uma reserva que pode servir em casos de emergência, como também desfrutam da satisfação de terem uma vida controlada financeiramente. Afinal, existe algo mais sufocante do que dever a alguém e não ter dinheiro para pagar? Por isso, todo casal que quer viver com tranquilidade, deve economizar e, de preferência, fazer depósitos regulares na conta bancária.

Tem muita gente que acha que o cristão não deve economizar, pois, ao fazer isso, demonstra que não está confiando em Deus para suprir suas necessidades no futuro. No entanto, não é isso que vemos na Bíblia, pois ela mostra que devemos ser bons administradores do nosso dinheiro. O bom administrador enxerga o futuro de um modo realista. Ele sabe que tudo pode mudar lá na frente, para pior ou para melhor. Por isso, é sábio planejar o futuro com a intenção de suprir as necessidades da família, do próprio negócio ou outras coisas. Existem muitas razões porque devemos economizar, e uma delas é explicada por Jesus nesta história:

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’" (Lucas 14:28-30).

Muitos casais planejam construir ou comprar uma casa no futuro, um carro melhor, começar um novo negócio, ajudar as pessoas... Enfim, economizar dinheiro para realizar planos não é pecado. Pelo contrário, é um modo inteligente de usar o dinheiro. Eu não sei como você lida com o dinheiro no seu casamento, mas vocês dois devem entrar em um acordo sobre qual porcentagem irão economizar, e o fundamental é que separem esta quantia regularmente. Muitos consultores financeiros sugerem que se economize 10% da sua renda líquida e guarde na poupança. Vocês podem escolher economizar mais ou menos que isso, mas se vocês guardarem apenas o que sobra no final do mês, dificilmente vocês conseguirão juntar dinheiro. Economizar com frequência é mais importante do que o valor a ser separado.

Uma das melhores razões para economizar dinheiro é porque podemos enfrentar tempos difíceis no futuro. Nós sabemos que o Brasil está em uma fase muito delicada e a crise já chegou para a maioria das pessoas, por isso, poupar dinheiro é questão de prudência.

No Antigo Testamento, vemos a história de José, que foi preso injustamente e depois foi levado ao palácio de Faraó para interpretar os sonhos do rei do Egito. Esses sonhos que Deus capacitou a José para interpretar, significavam que haveria um tempo de sete anos de fartura, seguidos de sete anos de fome. Então Deus deu uma orientação a José para fazer um planejamento financeiro. Veja:

"O faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do faraó, serão armazenados nas cidades. Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome" (Gênesis 41:34-36).

Faraó gostou tanto do plano de José que o colocou como administrador dessa operação. Por causa disso, Deus usou José para preservar não apenas a vida dos egípcios, como também de sua própria família.

Eu sei que ninguém fica pensando nas dificuldades que poderão enfrentar no futuro, principalmente nós que cremos em Deus e somos otimistas. Mas todos nós já ouvimos histórias tristes de pessoas que eram bem sucedidas e de repente perderam tudo e até se endividaram. Isso faz parte da vida. Todos os dias as pessoas ficam doentes, sofrem acidentes, perdem emprego e por isso, economizar dinheiro é tão importante. Provérbios 21:20 diz: "Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode."

Por muitos anos eu fui um "gastador" e confesso que ficava muito incomodado quando via meus amigos deixando de comprar aquilo que queriam, para economizar. Eu achava que eles sofriam à toa, já que tinham o valor em mãos para gastar. Mas logo o meu dinheiro acabava, e eles, por terem economizado e saberem esperar o tempo certo, faziam negócios bons e tinham muito mais tranquilidade do que eu.

Em Provérbios 6:6-8 está escrito: "Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento." E existe uma frase que diz: "A melhor hora para economizar é quando você tem dinheiro no bolso."

Infelizmente, em nosso país nós não temos aulas de educação financeira nas escolas e também não aprendemos em casa, como podemos economizar. Não é à toa que, mais da metade do Brasil está endividado e as pessoas não param de consumir. A mídia pega pesado e mostra propagandas o tempo todo dizendo que, para sermos felizes, devemos ter o último modelo de celular, o carro do ano, a roupa em promoção etc. Precisamos ter muita sabedoria e refletir bastante se realmente precisamos dessas coisas.

Certo vez um professor de matemática perguntou ao seu aluno:

_Se o seu pai tivesse economizado R$ 50,00 por semana durante o ano todo, o que ele teria agora?

O estudante respondeu:

_ Ah professor. Meu pai teria um Iphone novo e andaria só com roupa de marca!

Não era essa a resposta que o professor esperava, mas certamente era a maneira de pensar do garoto e do seu pai.

É triste saber que hoje as pessoas não querem economizar porque não têm um propósito bem definido e a longo prazo. A maioria delas não pensa em investir e só querem comprar coisas fúteis, que duram curto prazo e que não geram nenhum retorno. Não estou dizendo que não podemos comprar aquilo que desejamos, mas devemos refletir bastante se realmente precisamos de tudo o que queremos, e aprender a esperar o tempo certo de gastarmos o dinheiro que ganhamos com tanto esforço.

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre finanças
Aprenda a lidar com dinheiro
Como lidar com o desemprego
Quando as finanças atrapalham o casamento