5 dúvidas de quem está esperando em Deus

/uploads/posts/5 dúvidas de quem está esperando em Deus

Quando estamos solteiros, temos muitas dúvidas sobre esperar em Deus pela pessoa certa. Eu me lembro claramente dos conflitos que passei antes de conhecer minha esposa e sei o quanto é importante fazer a escolha certa e aprender mais sobre a vontade de Deus para as nossas vidas. Por isso, resolvi escrever sobre 5 dúvidas comuns que a maioria daqueles que escolheram esperar em Deus têm:

1) Por que devo esperar em Deus?

Muitas vezes eu já me questionei: "Por que devo esperar em Deus para encontrar a pessoa certa?” E aprendi que quando entregamos nossa vida a Jesus, Ele deve guiar a nossa vida em todos os sentidos, pois só Ele sabe os caminhos que nos darão paz e alegria. A vontade de Deus é que sejamos felizes na área sentimental, casando com alguém que irá andar junto conosco nos caminhos dEle, porém quase sempre o tempo dEle é diferente do nosso. Nós temos pressa, mas Deus não! Por isso é tão importante termos paciência e confiarmos que os planos e promessas de Deus são melhores que os nossos!

"Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu." (Hebreus 10:35,36)

2) Deus só tem uma pessoa no mundo preparada para mim?

É muito comum ouvirmos que só existe uma pessoa no mundo que poderá dar certo conosco. Essa história de alma gêmea vem passando de geração em geração e é muito romântica, porém ela não é bíblica, nem mesmo lógica. Se houvesse apenas uma pessoa certa para cada um no mundo, seria preciso uma só decisão errada de alguém e isso mudaria toda a história, não é verdade? Por isso você deve entender que há várias pessoas no mundo que Deus sabe que combinariam com você, e se você estiver orando e esperando nEle, certamente Ele irá colocar uma dessas pessoas no seu caminho.

3) Eu faço a escolha ou Deus escolhe por mim?

Ao contrário do que muitos pensam, Deus não faz essa escolha por nós. Assim como escolhemos nossas amizades, empregos, estudos, devemos também escolher a pessoa com quem queremos nos casar. Deus respeita o nosso livre arbítrio e jamais nos obrigará a casarmos com alguém que não queiramos. Leia Gênesis 24:8 e veja que Rebeca era livre para aceitar ou não se casar com Isaque.

Recomendo que você ore a Deus pedindo sabedoria para VOCÊ fazer a escolha certa, dentro das possibilidades que Ele colocar em sua vida. Deus quer que você seja feliz com a pessoa que você escolher, mas lembre-se: você precisa pedir ajuda a Ele mesmo para tomar decisões que você "acha" que é certo. O Salmo 25:12 diz: Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. Isso mostra que Deus nos direciona de alguma forma, seja através de uma paz que sentimos após orarmos ou através de diversas confirmações. Basta confiarmos nEle.

4) Devo ficar esperando ou devo ir atrás?

Essa é uma das questões mais confusas e sempre quando me perguntam, eu respondo dessa maneira - "Deus quer que você espere nEle, ou seja, que você coloque sua confiança e esperança nEle, porém, ao mesmo tempo, você precisa fazer a sua parte, conhecendo novas pessoas e fazendo amizades, para que você possa encontrar alguém que venha se tornar seu parceiro(a) um dia."

Devemos entender também que Deus age de forma diferente na vida de cada um. Talvez Ele colocou um desejo no seu coração de ficar solteiro e não buscar um relacionamento no momento, e enquanto isso você deve se preparar emocionalmente e espiritualmente.

Imagine que você esteja esperando um convidado especial para o jantar. Você ficará sentado em casa, perguntando o que vai acontecer? Provavelmente não! Você se preparará para esta pessoa especial, ajeitando a casa e tendo a certeza de que tudo estará perfeito para a sua chegada. Da mesma forma, quando você está esperando no Senhor por alguém, você não pode ficar apenas sentado ou contando os segundos. Você deve se preparar, para quando chegar o tempo certo de Deus, você possa estar pronto para encontrar-se com ele(a).

5) Só o amor é suficiente para se casar?

Muitas pessoas acreditam que só o amor já é suficiente para ser feliz no casamento, mas as estatísticas mostram que o relacionamento bem sucedido vai além do amor. Muitos se casam sem conhecer profundamente a vida da outra pessoa. É preciso saber se as personalidades são parecidas, se possuem os mesmos valores e objetivos, se ambos tem a mesma ambição na vida, se as famílias combinam e principalmente, se ambos crêem em Deus e O seguem na mesma crença.

Guarde isso: Só porque você ama alguém não significa que você deve se casar com essa pessoa. Deus não vai lhe dizer para se casar com tal pessoa, mas Ele lhe dará todas as instruções na Sua Palavra sobre o tipo de pessoa com quem você deveria se casar. Por isso, se você quer ter a bênção dEle no seu casamento, aprenda com Ele e espere sempre pelo melhor!

LEIA TAMBÉM:
5 dicas para encontrar uma pessoa de Deus
Como melhorar o diálogo no relacionamento
As 5 linguagens do amor

Mensagens de namoro
Mensagens de casamento

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados