Cuidado com os conselhos para o seu casamento

/uploads/posts/Cuidado com os conselhos para o seu casamento

O segredo de qualquer casamento bem sucedido está relacionado com a boa comunicação entre o casal. É importante que homem e mulher saibam dialogar, discutir de forma saudável e conversar sobre qualquer assunto, inclusive aqueles considerados mais delicados.

Porém, o que temos visto hoje em dia é que muitos casamentos entram em conflito por não ter diálogo ou por não saberem conversar. Com isso, a família, que é projeto do coração de Deus, se desgasta e pode até ser arruinada. Quando a situação chega a esse ponto, é comum que marido e esposa busquem aconselhamento com outras pessoas. E a Palavra de Deus incentiva isso: "Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria" (Colossenses 3:16); "O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho" (Provérbios 13:10).

Contudo, antes de procurar ajuda para tentar resolver os problemas do casamento, é preciso pedir orientação a Deus, porque um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso ou o fracasso de um relacionamento é aonde o casal recebe seu conselho. Ou seja, se você recebe conselhos sólidos e baseados na Palavra de Deus, maiores serão as chances do seu casamento ser edificado. Entretanto, se você recebe aconselhamentos ruins, as chances da sua situação piorar serão bem maiores.

E como saber se um conselho é bom ou ruim? Para determinar se o conselho é saudável ou não para o seu casamento, faça essas quatro perguntas:

1) Este conselho está baseado na Bíblia?

Como cristão, eu acredito firmemente que todos os casamentos são mais fortes quando estão baseados naquilo que Deus pensa sobre o amor. Então filtre na Bíblia todos os conselhos que você recebe e aproveite apenas o que vier do Senhor. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

2) O meu conselheiro tem um casamento saudável?

Busque conselhos de pessoas que têm o tipo de casamento que você gostaria de ter. Como aceitar os aconselhamentos de seu colega de trabalho ou de sua cabeleireira, se eles já se casaram duas ou três vezes? Busque a ajuda de casais que vivem um casamento abençoado por Deus! "Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz" (Efésios 5:6-11).

3) O conselheiro se preocupa tanto com o meu cônjuge quanto comigo?

Algumas pessoas se importam muito com você, mas não tanto com o seu/sua companheiro(a). Por isso é importante você saber que os conselhos dessas pessoas nunca serão equilibrados. Os melhores conselhos virão daqueles que gostam de você e do seu cônjuge. Por isso, lance fora qualquer palavra que te ajude, mas prejudica o seu amor. "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" (Efésios 4:29).

4) Esse conselho é o melhor para meu casamento e minha família?

O Salmo 68:6 afirma que "Deus dá um lar aos solitários". Em outras versões, a mesma passagem declara que "Deus faz que o solitário more em família". Isso quer dizer que a família é um presente de Deus para nós. Sendo assim, temos que amar e cuidar do nosso cônjuge e filhos da melhor forma possível. Por isso, quando você receber um conselho para o seu casamento, se pergunte: "Se eu colocar isso em prática, meu casamento e minha família serão abençoados com o resultado"?.

Acredito que se você seguir esses quatro passos e, principalmente, entregar sua vida e seu casamento a Jesus Cristo, o seu relacionamento ganhará um novo fôlego e vocês viverão o melhor de Deus nessa Terra. Entregue tudo ao Senhor e peça que Ele levante conselheiros segundo o Seu coração para te ajudar. "Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros" (Provérbios 15:22).

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre casamento
Não leve bagagens do passado para seu casamento
Avalie o seu casamento

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados