Como vencer as tentações no deserto

/uploads/posts/Como vencer as tentações no deserto

Ninguém gosta de sofrer, não é verdade? Porém precisamos entender que nós só crescemos em intimidade com Deus quando passamos pela terra seca do deserto. Ninguém está preparado para enfrentar lutas e sofrimentos, mas Deus nos capacita para vencer. Ele quer transformar todas as coisas ruins que aconteceram em nossas vidas, para o nosso bem. É quando estamos sozinhos no deserto, sem ninguém ao nosso lado, que descobrimos quem nós somos em Deus e descobrimos a alegria e a paz que vem diretamente Dele.

Talvez você esteja muito triste hoje se pergunte: Por que é tão difícil? Por que sempre faço o que não quero, quando estou fraco? Por que não consigo ser mais firme e ser vitorioso no deserto?

A resposta é simples: É porque a nossa natureza é carnal, humana e terrena. Eu e você somos igual a um urubu. Imagine que diante dele existem dois pratos. O primeiro é uma comida chique, bonita e cheirosa. Do outro lado está a carniça - podre. O urubu vai em direção à carniça. Agimos da mesma forma e principalmente quando estamos carentes e sozinhos no deserto. Nosso instinto carnal nos leva em direção às coisas ruins e estragadas. É por isso que precisamos estar sempre cheios da Palavra de Deus, para quando vier as tentações, pudermos resistir e derrotar Satanás. Você pode até achar que Deus não ouve sua oração ou que sua dor é maior que a de todo mundo. Pode acreditar que que só você está sofrendo. Mas a verdade é que todo mundo tem seu deserto. Não importa se é rico ou pobre, alto ou baixo, gordo ou magro, branco ou negro. A única forma de ser aprovado no deserto é comer pão celestial e beber da água da vida. O salmista nos alerta:

"Como é feliz aquele que não segue os conselhos dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite." (Salmos 1:1-2)

Devemos não só nos alimentar de Jesus, mas também aprender e receber dele. Deus permite que passemos por essas fases para nos conduzir a outro estágio. Quando nos alimentamos de Deus e meditamos em sua Palavra, nos tornamos capacitados a nunca olhar as circunstâncias. Adquirimos a capacidade de fixar os olhos em Deus e saber que Ele pode reverter qualquer situação, mesmo que as situações sejam as mais terríveis. Alimente-se da Palavra do Senhor, que diz que para Deus nada é impossível.

Enquanto atravessamos o solo pesado do deserto, enfrentando o ar seco e o sol implacável, precisamos nos manter vigilantes. É no deserto que Satanás se apresenta. A visita do inimigo é constante nos momentos de terra seca. A Bíblia nos fala que foi no deserto que Satanás tentou Jesus. Ele esperou o momento em que Jesus estava faminto para apresentar seus atalhos. Essa é uma estratégia do diabo. Ele está ao redor, rugindo como um leão faminto. Ele quer roubar e destruir. E ele sabe que no deserto estamos mais vulneráveis aos seus ataques, por estarmos quase desfalecidos. Nosso maior perigo é perder o foco. Não estarmos com os olhos em Jesus. Quando Jesus foi guiado pelo Espírito de Deus ao deserto, seu propósito não era saciar a fome. Ele se preparava para a cruz. Jesus sabia bem qual era o caminho a seguir e estava determinado em fazer a vontade do Pai.

O que geralmente acontece quando estamos no deserto é que perdemos a direção. Nossa tendência é entrar pela primeira porta que se abre, abraçar a primeira solução que oferecem, sem nem mesmo consultar se é a vontade do Senhor. Satanás sabe disso e nos abre portas que na verdade são armadilhas. Depois nos restam apenas desculpas, tais como: "Eu estava na pior. O que você esperava que eu fizesse?", "Parecia ser uma boa oportunidade diante do que eu estava vivendo". Tudo engano! O salmista disse: "Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra" (Salmo 121:1-2). Deus é o nosso verdadeiro socorro e se ficarmos nos apoiando em desculpas, nunca seremos vitoriosos.

A saída de Deus é uma chuva refrescante que Ele tem reservado para nós. Creio que é igual à chuva descrita em Joel 2:23: "Ele vos dará em justa medida." Ou seja, não é uma tempestade nem uma garoa. É uma chuva na medida certa, e que gera fruto. O que passa disso é o que traz juízo, como aconteceu no episódio do dilúvio. É a chuva em "justa medida", um derramar certeiro que nos faz gerar frutos em Deus.

A Bíblia diz que todo galho que está em Cristo gera frutos, e todo galho que não dá frutos será cortado e lançado no fogo. É o caminho natural. Num momento você é uma pessoa solteira. Daí começa a namorar, planeja se casar e, enfim, ter uma família. Depois quer ter um filho. Este é um dom natural do ser humano: frutificar. A chuva de Deus é derramada com este propósito. No deserto, ela desce e gera frutos do espírito. Sacia sua sede com a presença de Deus. É possível beber e comer nos banquetes do mundo. Nos jantares oferecidos pelo diabo, você pode até se distrair por alguns momentos, mas não saciará sua fome por Deus. Apenas a água e a comida que Cristo oferece é que trazem plenitude. A chuva de Deus não apenas mata a sede, mas também gera frutos. Ela é um sinal de bênção.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados