Como vencer as tentações

/uploads/posts/Como vencer as tentações

Todos nós lutamos contra diversas tentações e elas vêm para tentar nos derrubar. Superar muitas vezes é difícil, é uma batalha constante. Mas devemos saber que se falharmos ou formos bem sucedidos, Deus nos ama de qualquer jeito. Quando esquecemos essa grande verdade, superar a tentação se torna muito mais difícil e quase impossível. Eu agradeço muito a Deus pelas Suas promessas de perdão e Graça que estão sempre disponíveis e são suficientes para nos fazer ficar firmes contra as tentações que enfrentamos todos os dias.

A Bíblia fala muito sobre tentação. Jesus disse que ao orarmos, devemos pedir a Deus que "não nos deixes cair em tentação" (Mateus 6:13). O apóstolo Paulo falou claramente sobre a sua luta, quando escreveu: "Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo." (Romanos 7:18-19)

Devemos entender que o processo que leva ao pecado é progressivo. Tiago 1:13-15 descreve a progressão desta forma: "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15)

Por isso lembre-se sempre de que Deus sabe das tentações que você tem enfrentado e mais do que isso, Ele vê a sua luta contra o pecado. Uma das declarações mais maravilhosas na Bíblia sobre Jesus, é esta: "Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados." (Hebreus 2:17,18)

E só para termos certeza de que Jesus se compadece de nós, a Bíblia continua dizendo: "Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." (Hebreus 4:15-16)

Qualquer um que já tentou ser bom, puro, justo e amoroso na sua própria força, sabe que isso não é possível. Mas, através do Espírito Santo, Deus começou uma obra em que Ele está nos transformando, para sermos mais parecidos com Jesus. E o que Deus começa, Ele sempre termina. A Bíblia diz: "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1:6)

Mas não pense que quando você se acha forte e capacitado, a sua luta contra o pecado acabou. A batalha está apenas começando. Por isso peça a Jesus, não somente para alertá-lo sobre a tentação, mas também para capacitá-lo a superá-la com Sua graça e força. A Bíblia diz: "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel, ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." (1 Coríntios 10:13)

Também é extremamente importante que nós cristãos, lembremos que Satanás, nosso adversário, é um inimigo já derrotado (Colossenses 2:15 e Apocalipse 20:10). Nós estamos em um jogo onde o resultado já foi decidido por Jesus! A vitória já foi ganha na cruz e o fim de Satanás foi garantido. Agora você e eu temos acesso Àquele que entende e que pode lutar conosco para vencermos. Por isso, aproveite essa bênção. Quando a tentação vier, pare tudo o que você está fazendo e ore assim: "Pai, eu não tenho condições de enfrentar essa tentação, mas o Senhor pode me dar forças e prometeu que me ajudaria. Então eu reivindico a vitória que o Senhor já conquistou para mim na cruz."

No capítulo 6 de Efésios, Paulo nos oferece uma lista de armas para lutarmos contra Satanás. Veja: "Mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:14-17)

Em outras palavras, Paulo está dizendo que só há um jeito de combatermos as mentiras: É quando declaramos a verdade de Deus. Nada substitui a verdade, e não há nada mais eficaz para o cristão em sua luta contra Satanás, do que a verdade da Bíblia. Assim como Jesus citou as Escrituras quando Satanás o tentou, você também deve declarar a Palavra de Deus, quando achar que as tentações serão tão fortes que você não conseguirá vencê-las.

Não importa o tamanho da luta que você tem enfrentado e, não importa o quanto Satanás pareça ser forte. Deus é muito maior e Ele está só esperando que você entregue suas aflições nas mãos Dele, para que Ele te dê a vitória!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados