Como ter um namoro santo

/uploads/posts/Como ter um namoro santo

Eu sempre ouço reclamações de namorado(a)s que têm sido maltratados pelo companheiro. Isso normalmente acontece porque o casal não sabe conversar da forma correta e acabam agredindo um ao outro com palavras - e depois fica difícil reparar o erro. 

Ao aconselhar alguns casais, cheguei à conclusão de que, muitas vezes, tem faltado o respeito, o carinho e o cuidado, tão importantes para um relacionamento dar certo. Mas por que isso tem acontecido entre tantos casais cristãos? Acredito que seja porque as pessoas têm se tornado muito individualistas e não estão preocupadas com o bem estar do outro. De acordo com que o apóstolo Paulo escreveu, este é um sinal do fim dos tempos:

"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. "Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes" (2 Timóteo 3:1-5).

Quando dizemos que um namoro deve ser santo, geralmente a única coisa que vem à cabeça das pessoas é um namoro sem sexo ou defraudação. De fato, um namoro santo não tem essas práticas, mas a santidade vai muito além disso! Veja o que a Bíblia diz:

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. (...) Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (Efésios 4:25-27,29-32).

A santidade no namoro também envolve tratar bem a outra pessoa, e a passagem que você leu acima é praticamente um manual de como lidar com o seu/sua namorado(a). Pensando nisso, escrevi 4 passos para você ter um namoro santo, inspirados nessa carta do apóstolo Paulo:

1) Não deixe que no seu namoro tenha brigas que nunca acabam, por causa de motivos bobos;

2) Não deixe que o diabo encontre espaço para atuar no seu namoro;

3) Nas conversas, não aceite palavrões, palavras de duplo sentido e manipulação;

4) Perdoe sempre e seja bondoso com seu/sua namorado(a).

Seguindo esses 4 passos, você estará cuidado bem daquilo que Deus confiou a você! 

LEIA TAMBÉM:
Sexo antes do casamento é pecado?
Mensagens sobre namoro
Como deve ser o namoro cristão
Não tente mudar o outro para ser feliz