Como se livrar das dívidas?

Mensagens evangelicas

Como se livrar das dívidas?

Anúncios

"O rico domina sobre o pobre. Quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios 22:7).

Uma das piores coisas que podem complicar a nossa vida e torná-la angustiante são as dívidas. A dívida torna a vida mais complexa e coloca um fardo enorme sobre o casamento. De fato, as estatísticas mostram que a carga é tão pesada que é raiz de muitos divórcios. Infelizmente, hoje a sociedade torna tudo muito fácil de nos endividarmos. As lojas tentam nos fazer comprar hoje e pagar só depois com cartões de crédito (uma indústria de bilhões em todo o mundo, onde a mesma quantia é gasta em publicidade para fazer as pessoas usarem ainda mais o crédito). Vivemos em uma época em que as pessoas são impacientes e não se importam muito com o futuro. Elas pensam no momento, mas a verdade nua e crua é que o amanhã sempre vem - e amanhã seremos forçados a lidar com as consequências do que fizemos hoje.

Existem milhões de pessoas que compram coisas no auge da emoção e depois sofrem a dolorosa pressão de tentar saldar a dívida por meses ou até anos. Talvez elas nem usem mais os produtos que compraram e que ainda estão devendo. É possível que nem sequer saibam onde estão as suas compras - talvez em um armário ou jogado na garagem. Às vezes as pessoas compram algo e nem chegam a usá-las. Elas vêem uma grande uma promoção do tipo "pague um e leve dois", carregam suas compras para casa, põem de lado para guardá-las mais tarde e se esquecem delas. Nós parecemos ser viciados em coisas fúteis e a maioria das coisas que "achamos" ser necessário são justamente aquelas que complicam nossa vida e roubam a simplicidade que Deus quer que desfrutemos.

Não se acostume com as dívidas

Faça todo o possível para comprar o que você precisa e um pouco do que você quer, mas não se individe para fazer isso. A Bíblia diz que: “Quem ajunta dinheiro aos poucos terá cada vez mais” (Provérbios 13:11). Faça esse plano com você mesmo e com sua família. É simples e funciona: de tudo o que você ganha, dê um pouco, economize um pouco e gaste dentro de seus limites. Se você fizer isso, seus recursos irão aumentar e você nunca terá a pressão e a complicação das dívidas.

Se você já está endividado, então assuma o compromisso de sair das dívidas o mais rápido possível. Não continue fazendo o que você fez no passado e que só piorou o problema. Talvez você tenha que se sacrificar por um tempo para saldar sua dívida, mas vai valer a pena! A dívida pendente sempre ficará martelando na sua cabeça, por isso corte os gastos, tente negociar suas dívidas e você experimentará a liberdade que vem ao quitar elas.

LEIA TAMBÉM:
Aprenda a lidar com dinheiro
Quando o dinheiro atrapalha o casamento
Economizar é ter sabedoria
Como lidar com o desemprego

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas