Como os cristãos serão julgados?

/uploads/posts/Como os cristãos serão julgados?

"Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más" (2 Coríntios 5:10).

Você já deve ter se perguntado como os cristãos serão julgados, já que eles são salvos pela fé e não por suas obras (Ef 2:8,9). Jesus disse que aqueles que se arrependeram e creram Nele como único Salvador, já foram salvos e não comparecerão diante do trono de Deus para serem julgados. Veja:

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Sabemos que a salvação é uma questão de fé e não vem através nossos esforços. Por isso, ninguém poderá chegar no céu e dizer: "Eu estou aqui porque eu mereci". A salvação é unicamente pela graça de Deus (favor imerecido), mas isso não quer dizer que o cristão deve ter uma vida relaxada e cheia de pecados, como se nunca tivesse se convertido. Se a pessoa realmente se arrependeu de seus pecados, ela não consegue mais viver na prática do pecado, pois o Espírito Santo a incomoda (1 João 3:8,9). Se você já entregou sua vida para Cristo, mas está praticando algum pecado, clique aqui.

Como foi explicado, o cristão não é salvo por aquilo que ele faz, mas existem recompensas eternas que dependem da sua fidelidade. Veja:

"O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho" (1 Coríntios 3:8).

"...sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo" (1 Coríntios 3:13-15).

Os cristãos são considerados justos através de Jesus e por isso serão salvos, mas também serão recompensados pelo bem ou o mal que fizerem por meio do corpo de Cristo. Deus espera que as nossas atitudes, depois que nascemos de novo, reflitam a Sua glória em nós. O que praticarmos nessa vida fará a diferença aqui e no dia que estivermos diante do Senhor. Não precisamos saber os detalhes de como será esse julgamento; apenas devemos saber que Deus é o juiz mais justo de todos. Somente Ele pode analisar e julgar corretamente todas as questões da nossa vida: os dons que recebemos, as oportunidades que tivemos, as vantagens e desvantagens do meio em que vivemos etc. Por isso, o melhor que podemos fazer é temer a Deus e serví-Lo com sinceridade de coração, buscando sempre ter uma vida de santidade.

"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal" (Eclesiastes 12:13,14).

LEIA TAMBÉM:
Conheça o plano de Deus em 4 passos
O que significa aceitar Jesus?
Como vencer as tentações da carne
Pequei contra Deus e agora?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados