Como lidar com o desemprego

/uploads/posts/Como lidar com o desemprego

Desemprego: essa palavra causa pavor em muitas pessoas. Quando ficamos desempregados, o primeiro sentimento que vem é o medo de não conseguirmos honrar com os nossos compromissos. Sabemos que tudo neste mundo tem um preço, e como faremos se não tivermos o básico para sobreviver? Podemos também nos sentir inseguros ao pensar: "Por que as portas estão se fechando em minha vida?", ou ficarmos com vergonha por talvez ter que pedir ajuda às pessoas mais próximas.

Sabemos que o trabalho dignifica o homem; por isso qualquer um pode se sentir derrotado diante do desemprego, achando que nunca terá sucesso na vida. E se você está desempregado, certamente já se perguntou: "Por que é tão difícil conseguir um emprego se me sinto bem preparado para aquele cargo, enquanto outras pessoas, aparentemente menos comprometidas, ocupam o meu lugar?" Na verdade, você pensa assim porque está focado somente na sua capacidade, mas se você voltar seus pensamentos para Deus e lançar sobre Ele suas ansiedades, o seu coração ficará protegido de tudo que possa te desanimar. Veja o que a Bíblia diz:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6,7).

Esta passagem mostra que você deve orar e contar a Deus todas as suas preocupações, pois se não fizer isso, o desespero e ansiedade certamente irão te atrapalhar. Você pode não entender o motivo de certas coisas não darem certo como você queria, mas pode ter certeza: Deus não quer que você fique ansioso, pois a ansiedade te cega e não te deixa crer e confiar em Deus.

Eu me lembro de muitos momentos difíceis em que eu não tinha R$ 5,00 no bolso e estava cheio de dívidas, mas aprendi que ficar com a "cabeça quente" não resolvia nada. Então decidi confiar em Deus e agradecê-Lo, assim como está escrito no versículo acima; e então a paz de Deus me deu forças para acreditar que uma nova porta se abriria à minha frente. Hoje, quando olho para trás, lembro de muitas situações impossíveis que Deus me livrou, e creio que Ele irá te livrar também, se você crer!

A Bíblia diz: "Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Por isso, ainda que seja difícil entender como o desemprego pode contribuir para o seu bem, você precisa acreditar que Deus só fecha uma porta se for para abrir outra melhor! Procure se lembrar de situações difíceis em que você passou, e que lá na frente entendeu que se não fossem elas, provavelmente você não teria maturidade para assumir os novos desafios que vieram.

Além disso, é nesses momentos de fraqueza que ficamos mais perto de Deus e mais dependentes dEle. Eu sei que o Senhor tem o melhor para você e Ele nunca te deixará sozinho, por isso é importante que você obedeça as palavras de Jesus: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

Ou seja, confie em Deus e O busque de coração, confiando que Ele é capaz de suprir as suas necessidades. Acredite: Deus não quer que você fique desempregado. Esta é só uma fase que vai passar. Portanto, ao pedir um emprego, agradeça a Deus pela fé e faça sua parte - distribua currículos, não tenha preguiça, não reclame e nem tenha vergonha de começar por "baixo". A sua fidelidade a Deus com aquilo que Ele colocar em suas mãos, fará você prosperar e Ele te honrará. Guarde esses versículos no coração:

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo" (Colossenses 3:23-24).

"O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente (determinado, esforçado) são amplamente satisfeitos" (Provérbios 13:4).

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre finanças
Aprenda a lidar com dinheiro

Está desempregado? Confie em Deus
Quando o dinheiro atrapalha o casamento