Como ficar firme com Deus na faculdade

/uploads/posts/Como ficar firme com Deus na faculdade

Entramos na semana de volta às aulas e muitas pessoas darão um passo importante em suas vidas: entrar na faculdade. Nesses últimos dias, muitos jovens têm me perguntado algo em comum: "É possível um cristão ficar firme com Deus na faculdade?"

Eu confesso que o ambiente da faculdade não é um lugar muito fácil. Antes de estudar no seminário e me tornar pastor dos jovens, eu fiz o curso de Publicidade e Propaganda e pude ver o quanto é difícil conviver com pessoas que não querem compromisso com Deus. Mas, posso afirmar que SIM, é possível ser fiel a Deus e não negociar os seus valores. Tudo depende do quanto você está determinado a fazer isso. A Bíblia diz que Daniel decidiu firmemente no seu coração não se contaminar com as iguarias do rei (Dn 8:1), ou seja, ele tinha o foco de fazer a vontade de Deus e isso fez dele um jovem acima da média, mais forte e mais saudável do que todos os outros jovens da sua época.

Por isso se você quer vencer todas as tentações e desafios da faculdade, não se conforme com este mundo, mas transforme-o através do seu bom testemunho. Você deve entender que todos os dias as pessoas estarão observando para o seu comportamento, mais do que as suas palavras.  Elas querem saber se a fé que você diz ter em Deus é verdadeira. O apóstolo Paulo chegou a dizer que, nós cristãos, somos como uma carta que é lida por todos os homens (2 Co 3:2). Isso mostra que não estamos sendo observados somente por Deus, mas também por aqueles que estão ao nosso redor.

Demonstre o seu cristianismo através de atitudes simples. Não se isole das pessoas da sua sala por elas não serem cristãs, aproveite as oportunidades para criar vínculos de amizade, esteja disposto a serví-las e ore por elas. Lembre-se da oração de Jesus: "Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os proteja do Maligno" (João 17:15). Conheça os problemas dos seus amigos e diga que estará orando por eles, pois quando passamos por lutas é bom saber que alguém se importa conosco! Sempre quando eles o chamarem para sair, passear no shopping, ir ao cinema, sair pra comer algo, não diga sempre não, pois nem todos os programas que eles fazem levam ao pecado. Peça sabedoria a Deus, pois participar da vida deles é uma ótima oportunidade de dar seu bom testemunho.

Muitos me perguntam se é errado ir a um bar quando são convidados. Eu digo que isso depende da sua maturidade. Analise se isso irá afastá-lo de Deus ou se será uma oportunidade de você ser luz nas trevas. Não há uma regra específica. Tenho amigos que iam ao bar e não faziam nada de errado, mas não acho certo isso se tornar um hábito contínuo, pois talvez para você, isso pode não ser prejudicial, mas para as pessoas que observam o seu comportamento, elas podem pensar que tudo é normal na vida do cristão. Se você percebe que num ambiente desse, seus amigos nem reparam no seu comportamento e você se sente um “peixe fora d´água”, então é melhor você demonstrar seu estilo de vida cristão numa sala de aula, por exemplo.

Se você perceber que está sendo influenciado e não está conseguindo ter uma vida de oração e comunhão com Deus, converse com alguém mais maduro que você na fé e peça conselhos e ajuda. O inimigo sabe do seu propósito e fará de tudo para tentar mudar os seus pensamentos aos poucos. Por isso, lembre-se de que a Bíblia diz que devemos vigiar e não ignorar as intenções do diabo (2 Co 2:11), pois Satanás se disfarça até mesmo em anjo de luz para enganar os filhos de Deus (2 Co 11:14).

Outro questionamento muito comum sobre manter a fé na universidade está relacionado ao medo que as pessoas têm, por estarem fazendo um curso errado e com isso ficarem fora da vontade de Deus. Garanto que, se você orou sobre a sua decisão, gosta da área escolhida e está sentindo paz no seu coração, com certeza você está no caminho certo. Provérbios 3:6 diz: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:5-6)

Enxergue-se como alguém a quem Deus está enviando para a faculdade, como um soldado de Cristo e que a sua missão ali será muito importante, não somente para o seu conhecimento, mas para seu crescimento espiritual. Tudo o que você viver e aprender ali, será muito válido para você e fará parte do plano maravilhoso que Deus tem para a sua vida. Seja sábio e cativante, e guarde sempre esse versículo no seu coração:

"...Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida." (Filipenses 2:15,16)

- Leia Mensagens para você ficar firme com Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados