Escolher uma namorada

Mensagens evangelicas

Como escolher uma namorada

Anúncios

"Pastor, eu tenho 20 anos e nunca namorei. Eu gostaria de saber: vou ter que fazer um teste namorando várias meninas até encontrar aquela que será minha esposa ou terei que ficar sozinho esperando chegar a pessoa certa? O que eu devo fazer?"

R: Meu irmão, uma coisa é certa: são poucas pessoas que se casam com a primeira namorada ou namorado. Seria bem melhor se fosse sempre assim, pois evitaríamos alguns sofrimentos, mas infelizmente nós sabemos que não é assim que acontece. Eu acredito que Deus tem propósito em tudo que acontece na vida dos Seus filhose eu mesmo namorei outras moças antes de conhecer minha esposa.

Porém, é preciso entender que para tudo existe um limite e não é certo namorar várias pessoas apenas para fazer testes. Tome cuidado para não se envolver com alguém que você não gosta muito ou só porque você não quer ficar sozinho. (Leia: 5 motivos errados porque as pessoas namoram e casam)

Quero dar três conselhos para te ajudar a escolher uma namorada:

1) Seja amigo de todos

Ande sempre com o grupo de jovens da sua igreja e não se isole. Busque participar dos eventos e dos momentos de lazer com a turma. Dessa forma, você poderá conhecer melhor as moças que têm compromisso com Deus ou não. Ao fazer amizade com as pessoas, fica mais fácil saber como elas são de verdade, pois depois que começam a namorar, elas perdem um pouco a naturalidade e agem como o outro espera que elas ajam.

2) Razão, revelação e emoção

Quando você encontrar alguém que desperte um sentimento em você, veja se essa pessoa se encaixa nessas três coisas: razão, revelação e emoção.

a) Na razão, verifique se existem chances de vocês darem certo. Analise de forma racional como ela trata os pais, como ela é na igreja, na faculdade, emprego, se a família dela gosta de você e se a sua família gosta dela. Converse bastante com ela para saber quais são os seus planos para o futuro e avalie tudo o que possa ser analisado de forma racional.

b) Ao mesmo tempo em que você analisa” a vida dela, busque a revelação de Deus, ou seja, ore a Deus para saber se é da vontade dEle esse relacionamento. Ele irá te guiar através da oração, da leitura da Palavra, dos conselhos dos seus pais, amigos e até do seu pastor. O Salmo 25:12 diz: "Ao homem que teme ao SENHOR, Deus o instruirá no caminho que deve escolher." Isso mostra que Deus sempre nos guia, seja através de uma paz que sentimos após orarmos, através de uma impressão que sentimos no nosso interior, ou através de sinais externos.

c) Se a moça passou pelo 'teste' da razão e Deus te confirmou que ela é uma pessoa boa para você, aí vem a hora da emoção. A moça precisa ser atraente para você!! Se vocês se casarem, você acordará com ela todas as manhãs pelo resto da sua vida - e isso é muito tempo! A atração física é muito importante, pois você não vai querer estar com uma moça que você não acha bonita, certo? Não precisa ser bonita para os outros, e sim para você!

3) Declare-se a ela

Por fim, se os três quesitos forem positivos, é hora de você dizer a ela o que sente e o que deseja desse relacionamento. Você precisa ter atitude e não ter medo de demonstrar seus sentimentos. É importante orar e colocar seus planos nas mãos de Deus, mas só oração não é suficiente. A Bíblia diz que "somos cooperadores de Deus..." (1 Coríntios 3:9) e isso quer dizer que você precisa fazer a sua parte, para que Deus faça a Dele. Então converse com ela e a convide para orarem juntos. Se a moça concordar, depois vocês dois podem começar o namoro.

Se você seguir estes conselhos, você terá menos chances de errar e mais chances de encontrar a pessoa certa. Acredito que, mesmo que algumas coisas em nossa vida não saiam do jeito que imaginamos, Deus está sempre trabalhando para que tudo coopere para o nosso bem!

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre namoro
Dúvidas de quem está esperando em Deus
Como ter uma vida de solteiro feliz e abençoada
6 perguntas para você fazer antes de casar

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas