Como conhecer a pessoa certa de Deus para você

/uploads/posts/Como conhecer a pessoa certa de Deus para você

"Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca" (Salmos 68:6).

Hoje em dia é muito comum as mulheres que demoram para casar, ouvirem a famosa frase: "Você vai ficar pra titia". Acredito que nada deve ser mais desencorajador do que ouvir isso... A ansiedade por estar solteiro tem sufocado muita gente e elas não sabem mais o que fazer, a não ser clamar a Deus para que envie logo a pessoa certa. Outras já fecharam o coração e reclamam dizendo que nunca serão felizes na área sentimental. Elas preferem amenizar a dor acreditando nisso: "Antes só do que mal acompanhado(a)". Mas afinal? Se Deus não quer que o homem e a mulher vivam sozinhos, por que existem tantos solteiros?

Essa pergunta não é tão simples de ser respondida, pois existem vários fatores. Muitos já tiveram parceiros mas não souberam conduzir o relacionamento. Alguns fizeram escolhas erradas, outros são exigentes demais ou têm medo de se envolver, e há aqueles que fazem tudo certo, mas mesmo assim ainda não encontraram a pessoa certa. Mas a verdade é esta: Deus deseja que o solitário viva em família. Com isso, o caminho mais seguro é ficar firme nos caminhos dEle e crer que no tempo certo tudo irá se encaixar. E enquanto essa pessoa não chega, quero te dar algumas dicas de como você pode fazer a melhor escolha em sua vida:

1) Conheça bem a pessoa antes de se envolver

Embora ele(a) pareça ser um príncipe ou princesa, você precisa conhecer bem essa pessoa, ver qual o seu nível de comprometimento com Deus e tudo o que se refere a ele(a), pois senão, o seu "castelo de sonhos" poderá cair sem que você saiba porquê. Jesus disse em Mateus 7:16 que é "pelos frutos que se conhece a árvore", por isso não se deixe envolver facilmente, antes busque conhecer sua procedência. Não vá na "onda" das palavras galanteadoras, mas observe suas raízes, como: família, hábitos, valores, gostos, e principalmente atitudes com você e com a família dele(a). Lembre-se de que por trás de belas declarações de amor como: "Você é a coisa mais importante que surgiu na minha vida" pode haver alguém com más intenções. Então não se envolva sentimentalmente sem conhecer bem o seu pretendente.

2) Aprenda a amar a si mesmo

A Bíblia diz em Efésios 5:29 que: "Ninguém odeia a sua própria carne, antes a alimenta e a sustenta". Por isso, antes de querer amar alguém, veja se você se ama e se conhece seus limites, e até onde você é vulnerável. Olhe para dentro de si e veja seus pontos fracos e fortes, sua personalidade, seu caráter e se o seu lado emocional é controlável. Analise o quanto você ama e obedece a Deus. Quem não ama a si próprio acaba tomando atitudes erradas e por isso não está preparado para um relacionamento. Então, sempre que você perceber um medo, uma carência, uma falha de caráter, peça para Deus transformar esta área de sua vida para que você seja a pessoa certa para quem você quer conhecer. A maneira como você se veste, anda, fala, ou age, também fará diferença em um possível relacionamento. Por exemplo:

- Quanto às moças: Saibam que homem de Deus não busca qualquer uma. Ele quer uma mulher que tenha os valores de Deus. Por isso não vista-se de um jeito que seu corpo chame mais atenção do que a sua pessoa. Muitas mulheres vão por esse caminho pensando em se destacar das outras, quando na verdade estão afastando um possível pretendente.

- Quantos aos rapazes: É muito importante entre tantas coisas, cuidar da aparência, da higiene pessoal e do nível da conversa. Nenhuma mulher gosta de homem que continua sendo criança. Procure ser uma pessoa madura, responsável e saiba: Mulher gosta de homem sonhador, que saiba o que quer da vida e que ame a Deus acima de tudo.

3) Cuidado com o jugo desigual

A Bíblia diz: "Não se ponha em jugo desigual com descrentes, pois que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Co 6:14) Este negócio de arranjar desculpas de que fora da igreja é que se encontra bons partidos, não funciona. Quantos casamentos não deram certo, justamente porque desrespeitaram esta regra? Uma das qualidades indispensáveis no outro é se ele(a) é realmente um servo(a) de Deus. Se o seu pretendente está demorando, fique tranqüilo, tenha paciência e confie no Senhor. Ele tem o melhor para a sua vida. Saiba esperar e não fique namorando um monte de parceiros, para depois escolher o melhor. Lembre-se: namoro é compromisso para o casamento. O índice de divórcios tem aumentado assustadoramente e um dos motivos é que as pessoas querem namorar muitos parceiros. Então quando chegam no casamento, elas pensam: "Por que terei que ficar com uma pessoa só para o resto da vida"? (Leia: Por que os cristãos não devem se casar com não-cristãos?)

4) Respeite a opinião de seus pais

A Bíblia diz: "Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor." (Cl 3:20). Por isso, enquanto você estiver solteiro(a), mesmo que seja maior de idade, seus pais devem ser ouvidos e respeitados. Um casamento feito em desacordo com os seus pais poderá ser um grande problema. O diálogo com seus pais com certeza trará segurança em sua decisão de parar ou continuar um relacionamento.

Bom, existe ainda outras dicas que irei compartilhando com vocês. Mas quero dizer para você que é solteiro(a), que está vendo a idade avançar e nada tem acontecido na sua área sentimental: Fique firme! Confie no Senhor. Não desanime nem abandone os Seus caminhos. Ele é o único que pode te dar estabilidade e força nesse tempo de espera. E enquanto a pessoa amada não chega, preocupe-se em amar a Deus de todo o coração e dedicar-se à Sua Obra. Ninguém foi feito para viver na solidão, fora da família, e a Bíblia está cheia de passagens que comprovam isso.

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre namoro
Ele é a pessoa certa para eu casar?
6 perguntas para fazer antes de casar