Cansei de fazer o bem

/uploads/posts/Cansei de fazer o bem

"Pastor, tudo bem? Mesmo não tendo nenhum cargo de obreiro na minha igreja, sempre gostei muito de ajudar as pessoas, sejam elas crentes ou não. Porém, a ingratidão delas está me deixando muito cansado e desanimado. Já não tenho a mesma vontade de antes e até fujo quando alguém me pede alguma coisa. Não tenho mais vontade de fazer o bem. O que eu posso fazer?"

R: O cansaço faz parte da nossa vida. Todos nós ficamos cansados por diversos motivos. Às vezes, por não termos foco, ficamos correndo de um lado para o outro, ou então, trabalhamos demais e dormimos muito tarde, mas quase sempre o cansaço vem pelos problemas que enfrentamos no dia a dia. Isso é normal e a Bíblia diz que até os jovens se cansam e se fatigam (Isaías 40:30). Porém, o versículo diz: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (v. 31)

Muitas vezes eu também já me cansei e não sabia como recomeçar, mas então eu me lembrava desta passagem bíblica e orava. Em seguida, eu buscava descansar em Deus, crendo que Ele renovaria as minhas forças. Hoje estou de pé, não porque sou forte, mas a graça de Deus me sustenta! A única coisa que a Bíblia nos orienta é não nos cansarmos de fazer o bem. Será que isso é possível? Veja: "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos" (Gálatas 6:9).

Você me disse que se cansou depois de fazer o bem por não receber nada em troca. Eu também já fiz isso e não recebi sequer um "Muito obrigado". Porém, tudo isso me serviu de lição e hoje eu entendo que devo colocar minhas expectativas totalmente em Deus, e não nas pessoas. Dias atrás eu ajudei a organizar um retiro espiritual chamado "Encontro com Deus". Foi maravilhoso, vivemos três dias muito intensos em nosso acampamento. No domingo à noite, cheguei muito cansado em casa, mas se eu tivesse que organizar outro Encontro na semana seguinte, eu faria sem pensar!

É este pensamento que Deus quer que você tenha, ao saber que você está fazendo para o Senhor e não para os homens. Há algumas coisas que devemos fazer sempre, ainda que estejamos cansados, e fazer o bem é uma delas! Além disso, Paulo disse que existe uma lista de coisas boas que devemos realizar sempre, chamadas Fruto do Espírito: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei" (Gálatas 5:22-23). Deus espera que a gente nunca se canse de praticar estes frutos, por mais algo queira nos desanimar. Podemos, por exemplo, ficarmos decepcionados com a ingratidão das pessoas, mas nunca podemos deixar de ser bondosos e misericordiosos com elas. É isso que Paulo nos aconselha a fazer, e o maior exemplo que temos é Jesus! - "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo" (Efésios 4:31).

Mesmo exausto, cheio de dores e pregado numa cruz, Jesus encontrou forças para perdoar aqueles que O causaram tanto sofrimento. Veja:

"Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus disse: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo..." (Lucas 23:33-34).

Você pode estar se perguntando agora: "E o que eu ganho fazendo isso?" E eu te digo a resposta: Você será recompensado pelo próprio Deus!

"Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será em vão" (1 Coríntios 15:58).

Não pense que tudo de bom ou ruim que se faz aqui na Terra não está sendo visto por Deus. A Bíblia diz que: "...o que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6:7). Ou seja, o nosso esforço em fazer o que agrada ao Senhor, nos fará ter uma boa colheita! Mas o contrário também é verdadeiro: "Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé" (Gálatas 6:8,10).

Dessa forma, meu irmão, se você está cansado de fazer o bem, encontre novas forças em Deus e siga firme naquilo que Ele colocou no seu coração. Deus não quer que você deixe de praticar o bem, pois é isso que tornará a sua fé sempre viva!

"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta" (Tiago 2:14-17).

LEIA TAMBÉM:
Maior é o que serve
Jesus nos ajuda quando estamos fracos
Não desista da caminhada com Deus
O amor de Deus nunca falha

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados