Aprenda como controlar suas emoções

/uploads/posts/Aprenda como controlar suas emoções

A pessoa que sabe se controlar emocionalmente é considerada alguém que tem maturidade e disciplina. Saber se controlar é muito importante para que você possa usufruir de bons relacionamentos e seja bem sucedido em várias áreas da vida. Por outro lado, pessoas que agem por impulso, sem pensar nas consequências de seus atos, na maioria das vezes, não conseguem alcançar muitos objetivos e costumam ser excluídas por companheiros de trabalho e amigos.

Saber controlar as emoções é algo tão importante que um dos frutos do Espírito Santo é o domínio próprio. Veja o que a Bíblia diz:

"O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23)

É fácil saber manter o controle diante das situações? Não, não é! Eu também passo por isso. Nós todos passamos por circunstâncias que nos estressam, nos deixam irritados e isso faz com que percamos o controle sobre nós mesmos. Mas não é isso que Deus espera de nós. Ele deseja que tenhamos os frutos do Espírito e que não ajamos conforme a nossa carne. Está escrito: 

"Não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos." (Romanos 6:12)

Tenha certeza de uma coisa: você só tem a ganhar se conseguir se controlar! Não é por acaso que está escrito em Provérbios: "Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade." (Provérbios 16:32)

Mas como conseguir manter o controle diante das situações? Vamos a algumas dicas:

1) Conheça as suas emoções

Não podemos controlar o que não conhecemos, por isso é tão importante que façamos uma reflexão a respeito de nossas emoções. Será que sou uma pessoa explosiva? Fico ofendido com facilidade? Costumo querer "pagar com a mesma moeda" o que fazem comigo? Reconhecer os próprios defeitos e erros é um passo muito importante para saber controlar suas emoções.

2) Pense bem antes de fazer ou dizer algo

Essa é uma boa técnica para ter domínio próprio. Antes de fazer ou dizer algo, pare e analise quais serão as consequências das suas ações ou palavras. Deus será glorificado com o que você pensa em fazer ou dizer? Você se tornará uma pessoa melhor aos olhos de Deus e das outras pessoas? Isso, de alguma forma, abençoará ou edificará a vida de alguém? No início pode parecer complicado, mas, com prática e boa vontade, você conseguirá tomar melhores decisões. Em Tiago 3:2 está escrito: "Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo." Por isso, quanto mais você controlar suas palavras, mais conseguirá controlar o seu corpo e não deixará suas emoções "à flor da pele".

3) Perdoe sempre

O perdão é algo libertador não apenas para quem foi perdoado, mas principalmente para quem foi ofendido. E Jesus ensina que somos perdoados à medida que perdoamos quem nos ofende (Marcos 11:25,26). Por isso, se você realmente quer aprender a controlar suas emoções, em primeiro lugar, você deve ter um coração misericordioso, compassivo e somente o Espírito Santo pode gerar isso no seu coração.

4) Não devolva na mesma moeda

Está escrito: "Cristo não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça." (1 Pedro 2:22,23)

Sabe o que Jesus fazia quando era agredido ou ameaçado por seus perseguidores? Ele se colocava nas mãos de Deus. Sim, Ele tinha poder para destruir qualquer um de seus agressores com uma simples palavra, mas, mesmo assim, Jesus não revidava. Ele preferia confiar no Pai, que é quem julga com justiça.

Se você confiar que Deus nunca irá te desamparar, independente da situação, você não irá revidar. Quando o desejo de se vingar começar a tomar conta do seu coração, lembre-se que é o Senhor que muda a história.

LEIA TAMBÉM:
Perguntas e respostas sobre sofrimento

Como vencer a ansiedade
Como vencer o desânimo

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados