A mulher deve ser submissa ao marido?

/uploads/posts/A mulher deve ser submissa ao marido?

"Pastor, o que a Bíblia realmente quer dizer sobre a mulher ser submissa ao marido? Às vezes acho que o meu esposo está usando este versículo para abusar de mim e me humilhar. Tenho me sentido inferior e muito infeliz."

R: Infelizmente, já ouvi muitos casos de pessoas que usam passagens bíblicas de forma errada, e essa questão da submissão é uma delas. Alguns homens lêem o versículo de Efésios 5:22 isolado do contexto e se apóiam nele para submeter suas esposas a situações humilhantes, como se elas fossem suas escravas. Já ouvi até histórias de maridos "cristãos" que faziam exigências sexuais às esposas - contra a vontade delas - dizendo que elas deviam obedecer a Palavra de Deus. Há também muitas mulheres que ignoram este mandamento bíblico e dizem que a "submissão" é algo machista que algum homem colocou na Bíblia.

A verdade é que nenhuma ordem de Deus é para o mal dos Seus filhos, por isso, devemos conhecer o verdadeiro significado de submissão e colocá-la em prática no casamento para que sejamos abençoados. Na Bíblia, existem várias passagens que falam sobre submissão, mas quero destacar a passagem em que Paulo escreveu aos Efésios:

"Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a Igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela" (Efésios 5:22-25).

Essa comparação entre a submissão da Igreja a Cristo e a submissão da mulher ao marido é perfeita para explicar o significado desse mandamento. Por exemplo: Nós, cristãos, não achamos ruim em sermos submissos a Jesus Cristo, certo? Pois com Ele nos sentimos seguros, amados e por isso temos prazer em fazer a Sua vontade. Ele é o nosso exemplo e sabemos que Ele nunca irá fazer algo para nos prejudicar. Assim também deve ser a submissão no casamento! Assim como Jesus ama a Sua Igreja e se entregou por ela, o marido deve amar a sua esposa, sendo atencioso, amoroso, abençoador, sustentador, conselheiro e protetor. Essa é a missão que Deus deixou para os maridos!

Como lemos na Bíblia, a mulher deve ser submissa ao marido, mas o marido também tem o dever de honrá-la, como está escrito no versículo 25: "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja e entregou-se a si mesmo por ela". Diante disso, eu pergunto: "Qual mulher não vai querer ser submissa a um marido que a ama e se doa por ela?" Está aí a resposta da verdadeira submissão!

Quando o marido ama a sua esposa como Cristo ama a Igreja, é natural que a esposa queira se submeter a ele. Se ela não faz isso, está desobedecendo a Palavra de Deus. Mas quando ela o respeita, está cumprindo o propósito criado por Deus desde o primeiro casal Adão e Eva: "Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda" (Gênesis 2:18). Então, a esposa deve ser uma mulher sábia, amorosa, ajudadora, que respeita o marido e colabora para edificar o lar. Mas é importante lembrar que, o fato da mulher ser submissa ao marido, não a torna inferior, já que os dois foram feitos à imagem e semelhança de Deus.

Por isso, minha irmã, a submissão da mulher não tem nada a ver com inferioridade ou escravidão. Submissão não significa que a esposa deva se submeter a ponto de ser infeliz e não poder dar a sua opinião. Deus nunca disse que as mulheres devem ser tratadas como escravas e humilhadas! Ele nunca aprovou isso.

Vou resumir para você: o marido e a mulher têm papéis igualmente importantes na edificação do lar, mas cada um tem uma missão a cumprir de acordo com a Palavra de Deus. O marido não pode ser sem educação, agressivo, egoísta, e a mulher não pode ser “mandona”, orgulhosa e querer agir como se fosse solteira. Veja o que está escrito:

"Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura" (Colossenses 3.18-19).

Mas talvez você se pergunte: "E se o meu marido não tiver essas qualidades que um cristão deve ter? E se ele for muito egoísta e me tratar com desrespeito?"

Por isso, quero que você leia com atenção o versículo acima e entenda que, ao se submeter ao seu marido, você está fazendo isso como se fosse para Deus. Se você for sábia, você irá interceder por ele ao invés de só apontar os defeitos. Mostre que, quando ele te trata mal, na verdade ele está desobedecendo a Deus e poderá sofrer as conseqüências, pois Jesus disse que tudo que é feito aos Seus servos, é como se estivessem fazendo para Ele (Mateus 25:40-45).

Dependendo do seu procedimento como esposa submissa, a situação com o seu marido poderá se reverter. Só o fato de você retribuir o mal com o bem e mostrar o amor de Deus em sua vida, poderá fazer com que ele reveja seus conceitos e mude o modo de agir com você. Perceba no versículo abaixo que você poderá ajudá-lo a mudar, mesmo sem dizer palavra alguma:

"Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês" (1 Pedro 3:1,2)

LEIA TAMBÉM:
O que a Bíblia diz sobre maquiagem
Seu corpo é templo do Espírito Santo
Mulher virtuosa, quem a achará?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados