6 lições para lembrar quando você estiver triste

Mensagens evangelicas

6 lições para lembrar quando você estiver triste

Anúncios

Ser pastor é testemunhar os momentos mais alegres da vida das pessoas (formaturas, casamentos, nascimentos de bebês, aniversários) e isso é muito bom e gratificante. Por outro lado, esse ministério também presencia muitos momentos de dor. Não é fácil encontrar palavras para consolar o coração de quem foi abandonado pelo cônjuge, de um pai que perdeu o filho para as drogas, de familiares de uma vítima do trânsito ou de uma doença trágica.

Ainda tenho poucos anos de ministério, mas as experiências que vivi nesses momentos de desespero das pessoas, fizeram com que eu aprendesse algumas lições que podem ser usadas quando a esperança parece estar perdida. Vamos a elas:

1) Creia que Deus tem um plano para você

Quando estamos diante da dor, não conseguimos ver como todas as "peças quebradas" da nossa vida irão se encaixar lá na frente para criar algo novo e mais bonito. E por isso é tão importante alimentarmos a nossa fé, pois é ela que nos dá força para acreditar nas promessas de Deus, mesmo quando nada faz sentido. Existem duas passagens da Bíblia que sempre me ajudaram a acreditar em dias melhores. Veja:

"'Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro'" (Jeremias 29:11);

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Romanos 8:28).

2) Você pode se lamentar (mas não muito)

Às vezes pensamos que o choro é um sinal de fraqueza ou falta de fé, mas eu vejo as lágrimas como um presente de Deus para nos ajudar a nos libertar da dor. Não há problema algum em chorar e lamentar, mas não deixe que esse luto dure por muito, pois isso pode te paralisar e deixar o seu coração cheio de amargura e desânimo. Está escrito:

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu (...) tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar" (Eclesiastes 3:1,4).

3) Toda dor é passageira

Em momentos de tristeza profunda, é normal acharmos que a dor nunca irá passar. Parece que ela vai durar uma eternidade e nós nunca mais voltaremos a sorrir de verdade. No entanto, a Palavra de Deus nos garante que tudo nessa vida passará, então, não perca a esperança.

"Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada" (Romanos 8:17,18).

4) Deus conhece a sua dor

Quando um acontecimento triste nos pega de surpresa, a primeira coisa que muitos de nós fazemos é questionar a Deus: "Por que o Senhor permitiu que isso acontecesse comigo?". A sensação que temos é de que Ele se afastou de nós. Mas isso não é verdade!! O versículo mais curto da Bíblia é, na minha opinião, um dos mais profundos: "Jesus chorou" (João 11:35). Essas duas palavras me dão esperança, porque eu me lembro de que Jesus sofreu as nossas dores e não há que enfrentamos hoje, que Ele não tenha enfrentado.

5) Deus te fortalece no momento da dor

Durante o tempo em que estamos tristes, nos sentimos fracos e achamos que não temos força para levantar e seguir em frente. Porém, não temos ideia do quanto nos fortalecemos ao suportar a dor! É por meio dela que o nosso caráter é moldado e nos tornamos melhores e mais capacitados do que antes. O apóstolo Paulo aprendeu esta lição quando Deus falou com ele num momento difícil de sua vida:

"O Senhor me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte" (2 Coríntios 12:9-10).

6) Você não está sozinho(a)

A dor e a tristeza nos fazem sentir sozinhos e abandonados, contudo, esses sentimentos são enganosos, pois existem muitas pessoas que te amam e o próprio Deus que prometeu nunca te desamparar. Olhe para os lados e para o céu. Você não está sozinho!

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Josué 1:9).

LEIA TAMBÉM:
Mensagem para um coração partido
Superando a dor do luto com Deus
Mensagens de luto

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas