Os 5 degraus da humildade

/uploads/posts/Os 5 degraus da humildade

Existem 5 degraus da humildade que se você seguí-los, você crescerá espiritualmente e desfrutará da graça de Deus diariamente:

l) Considere no seu coração que você é menor do que os outros.

2) Não julgue ninguém, mas sempre analise a sua vida primeiro.

3) Fuja das honras deste mundo. Nada é tão perigoso como buscar honras e elogios de homens.

4) Reconheça que a Palavra de Deus sempre está certa, mesmo que você não entenda.

5) Seja obediente aos princípios de Deus, de forma voluntária e prazerosa.

Isaac Newton foi um grande inventor e também um homem que tinha uma profunda reverência por Deus. Certa vez ele disse: "Aprendi duas coisas na vida que são de extrema importância: a primeira é que eu sou um grande pecador e a segunda é que Jesus é um salvador maior que qualquer erro que eu possa cometer."

É aí que começa a humildade em nossos corações: quando reconhecemos a grandeza de Deus e vemos o quanto precisamos Dele. A humildade nos leva a querer ter uma vida consagrada e de oração, porém, enquanto estivermos cheios de nós mesmos, Deus não poderá nos encher com a Sua graça.

Jesus contou em uma parábola sobre dois homens que subiram ao tempo para orar. Um deles apresentou a Deus em oração as muitas boas obras que ele fez, enquanto o outro não quis enfatizar o quanto ele fez, mas sim o quanto ele precisava do Senhor. Ele se achava tão pecador, que não tinha coragem sequer de olhar para o céu. Agora tente imaginar qual deles foi aceito por Deus? Leia:

"Para alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros, nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". (Lucas 18:9-14)

Por que o publicano (cobrador de impostos) voltou para casa justificado por Deus? Porque ele era humilde! A pessoa humilde sempre encontrará razões para dar graças a Deus. Ela não vai recebendo as bênçãos como se fosse uma coisa natural, como se ela merecesse. Ela sabe que tudo vem pela graça de Deus. Por isso precisamos ser humildes, para recebermos o perdão e a graça de Deus em nossas vidas. Veja o que a Bíblia diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6)

"Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:8,9)

A graça de Deus vem sobre os humildes. Que promessa maravilhosa! Talvez você não seja uma pessoa com grande conhecimento, tem falhas como qualquer outra, porém, está sempre abrindo mão do orgulho e reconhece sua necessidade do perdão de Deus. Isso fará com que Ele esteja sempre derramando a Sua graça sobre você. Quem é humilde, por mais que tenha feito e aprendido muitas coisas, nunca fica interessado em se vangloriar e mostrar aos outros os seus grandes feitos. Essa pessoa só enxerga os feitos de Deus!

LEIA TAMBÉM:
Parábola O fariseu e o publicano
5 maneiras de você mudar o mundo
Histórias para reflexão

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados