4 dicas para melhorar a intimidade do casal

/uploads/posts/4 dicas para melhorar a intimidade do casal

Infelizmente a quantidade de divórcios tem aumentado muito e a nossa cultura tem desvalorizado o casamento. Mas graças a Deus, nem todos concordam que deveria ser assim e muitos sonham com um casamento feliz. O problema, é que, com tantas ideias erradas sobre o casamento, fica difícil saber se realmente existe um casamento "ideal".

Pessoalmente, eu acredito que existe sim, um exemplo de casamento a ser seguido, e é mais simples do que imaginamos. No livro de Gênesis, nós lemos sobre o primeiro casamento. Deus uniu o homem e mulher (Adão e Eva) e juntos viveram por um tempo em um lugar perfeito - o Jardim do Éden. Lá, sem dúvidas, deveria ser bem mais fácil manter um casamento, pois eles não tinham estresse, brigas, problemas para resolver, e por fim (não menos importante)... eles ficavam sem roupas! Isso mesmo. A Bíblia diz: "O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha." (Gênesis 2:25)

Quando lemos sobre a nudez desse primeiro casal, acredito que Deus estava nos revelando algo além do que a intimidade sexual. Deus estava nos mostrando a importância de se ter uma total transparência, aceitação e intimidade em todos os níveis da nossa relação. Não estou dizendo que devemos ficar andando nus o dia todo pela casa (embora eu ache que muitos casais seriam mais felizes se ficassem mais tempo assim), mas estou sugerindo para nós, casados, que devemos ser mais íntimos do nosso cônjuge. Afinal, quando nós casamos, nos tornamos uma só carne com a outra pessoa (Gênesis 2:24).

Diante disso, quero compartilhar quatro dicas simples para você melhorar a intimidade no seu casamento:

1) NÃO GUARDE SEGREDOS

Guardar segredos da sua esposa é como colocar um véu sobre o seu coração e não deixar seu cônjuge ver o que está por trás. No casamento não pode ter espaço para os segredos. A intimidade que você tanto quer, só acontecerá com sinceridade e transparência. Muitas pessoas têm medo de contar sobre seus medos, vontades e falhas. Mas devemos entender que nosso cônjuge é a pessoa mais importante da nossa vida e estará ao nosso lado quando ninguém mais estiver. (Leia: Como reconquistar a confiança perdida)

2) FAÇA AMOR, NÃO FAÇA GUERRA

Sabemos que esta frase foi criadas pelos hippies do passado, mas quando se trata de casamento, ela está totalmente correta! Os casais precisam dar mais valor ao sexo, pois é o momento de maior intimidade do casal. Ao mesmo tempo, devem se esforçar para acabarem com os medos e "bloqueios", através de conversa e compreensão. Sexo dentro do casamento não é pecado, nem usar óleos ou roupas sensuais para estimular o prazer. A mulher deve fazer de tudo para dar prazer ao homem e o homem deve fazer o mesmo para satisfazer sua mulher, afinal, o corpo de um pertence ao outro. Veja:

"A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio." (1 Coríntios 7:4-5)

Além disso, quero dar um conselho para você mulher: Quando você estiver irritada com seu marido por algum motivo, não faça greve de sexo como forma de fazer "pirraça" com ele (Nem durma de calça jeans!). Não pense que isso mudará a situação, pelo contrário, poderá ser uma brecha para Satanás tentar agir na vida do seu marido. (Leia 1 Coríntios 7:5). O que mais tem nesse mundo são mulheres em busca de aventuras. Seu marido pode ser crente, mas ele não é de ferro. Por isso, em vez de fazer pirraça, ore bastante e converse com ele para resolver a situação. Creio que o diálogo com seu marido e com Deus, é a melhor forma para ter vitória sobre os problemas.

Da mesma forma, você homem, demonstre interesse pela sua esposa! Não fique esperando que ela te procure o tempo todo, mas entenda que você deve ser amoroso, carinhoso e tratá-la bem o tempo todo, se quiser receber amor dela. Se estiver insatisfeito com o sexo no seu casamento, não alimente ilusões em sua mente. Se a "grama do vizinho" parece ser mais verde, não adianta ficar desejando-a. É preciso regar a sua própria grama! (Leia esta história: Valorize quem te ama)

3) SORRIA MAIS

Essa dica parece não ter muito a ver com a intimidade de um casal, mas eu sei que nada une mais um casal do que compartilhar momentos de alegria. Priorize um tempo de qualidade com seu cônjuge para lazer e diversão, e você verá o quanto a intimidade no seu casamento irá melhorar em todos os sentidos! Os problemas do dia-a-dia nos deixam muito sérios e muitas vezes preocupados, mas sorrir sempre faz bem! Por isso não fique sempre em casa, mexendo no computador ou vendo TV, mas quebre a rotina, indo a um restaurante, no parque ou cinema com seu cônjuge, para que vocês se divirtam e fortaleçam a amizade.

4) OREM JUNTOS

Esta é a dica mais importante! A oração é uma das coisas mais íntimas que um casal pode compartilhar. Adão e Eva tinham uma intimidade verdadeira apenas quando eles eram íntimos de Deus. Mas logo que eles pecaram, um começou a culpar o outro e os problemas começaram. Por isso, se você quiser ter mais alegria e menos discussão no seu casamento, combinem de orar juntos pelo menos uma vez ao dia. Eu aconselho que vocês acordem meia hora antes e orem pelos planos, família, trabalho, ministério etc. Vocês perceberão que ao buscar a Deus, você serão mais cheios de amor, pois Deus é amor, e com isso conseguirão amar um ao outro.

Desejo muito que essas dicas melhorem a vida de vocês! Coloquem-as em prática e nunca se esqueçam: O casamento foi feito para durar para sempre, e isso é possível quando ambos se comprometem em fazer o outro feliz!

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre sexualidade
Seu cônjuge é a pessoa mais importante de sua vida
Os 8 segredos dos casais felizes
Quem ama não trai?