Vista a armadura de Deus e derrote o diabo

/uploads/posts/Vista a armadura de Deus e derrote o diabo

Se você aceitou Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, você recebeu a autoridade dEle, e agora você precisa saber usar essa autoridade para que o inimigo não tenha domínio sobre você. Vivemos em uma guerra espiritual e se quisermos ser vitoriosos, devemos usar a armadura de Deus. No livro de Efésios capítulo 6, o apóstolo Paulo fala sobre essa armadura, que não pode ser vista com os olhos naturais, mas pode ser vista no reino espiritual. E acredite: o diabo sabe se você está equipado ou não. Então, quero falar com você sobre as diferentes partes dessa armadura. Vamos lá?

1) Reserve um tempo para Deus

Começaremos com o versículo 10 de Efésios 6: "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder".

Este versículo fala sobre a nossa intimidade com Deus. A única maneira de sermos fortalecidos é passando um tempo de qualidade com Deus, por isso tenha tempo para o Senhor! Veja o que o Salmo 91 ensina sobre andarmos com Deus: "Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal" (Salmos 91:1-3).

O diabo sabe se você está passando tempo com Deus ou não, pois ele perde a sua força e não consegue te atingir. Você não se sente mais fortalecido quando separa um tempo de oração durante o seu dia? Quando temos o costume de orar, nós conseguimos reconhecer facilmente os ataques do inimigo e nos livrar deles. Então, se você criar o hábito de orar, mesmo que seja por alguns minutos, não haverá demônio que terá autoridade e poder sobre a sua vida.

2) Vista a armadura de Deus

O versículo 11 diz: "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo".

Este é o segundo passo para derrotarmos o inimigo. Deus nos deu de presente a Sua armadura, mas só saber disso não basta. A Bíblia diz que devemos "vestir" toda a armadura! Ou seja, você precisa se revestir de sua nova natureza em Cristo e abrir mão da velha. Geralmente, nós temos o trabalho de colocar a armadura e logo em seguida a retirar, mas se quisermos ser vitoriosos contra o pecado e o diabo, devemos vigiar e não voltarmos atrás. Seja sincero: quantas vezes você teve preguiça e ficou acomodado com as coisas de Deus? Isso acontece porque a sua carne deseja as coisas deste mundo, mas você precisa resistir e se esforçar para não perder a sua comunhão com Deus. Jesus disse que "o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele" (Mateus 11:12). 

Uma das maiores armas de Satanás é o desânimo, e ele fará o que for preciso para que você pare de lutar. Você já reparou que, todas as vezes em que você se compromete verdadeiramente com a obra de Deus, alguma coisa acontece para que você desanime? Por que será que o diabo levanta tantas pessoas para te magoar com palavras ou atitudes, se você só tem boas intenções? É porque ele quer que você volte atrás e seja morno outra vez. Ele quer que você viva como a maioria das pessoas: sendo um simples membro de igreja, que não faz a diferença no mundo. Por isso, vista a armadura de Deus através da oração, leitura da Palavra e resistindo a tudo que atrapalhe a sua vida espiritual. "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês" (Tiago 4:7).

3) Conheça o seu inimigo

O versículo 12 diz que: "(...) a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais".

Não deixe que o diabo te iluda, fazendo você pensar que ele não está por trás das lutas que você enfrenta. Ele é mentiroso, enganador e irá tentar te destruir sem que você perceba que é ele. Mas, se você estiver com a armadura de Deus e entender que a sua luta é espiritual e não física, a sua vitória está garantida! Saiba disso: muitas vezes, o diabo usará as pessoas para tentar frustrar os planos de Deus em sua vida, por isso, se alguém tem te irritado e tirado a sua paz, não se volte contra essa pessoa e nem faça vingança. O melhor é orar por ela e a colocar nas mãos de Deus. Fazendo isso, você estará guerreando de forma efetiva e o seu coração não será contaminado pela amargura. (Leia Hebreus 12:14,15)

4) Fique firme

O versículo 13 diz: "Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo".

Quando os dias maus vêm, o inimigo aproveita a chance e vem nos tentar, por isso devemos usar a nossa armadura e não ceder aos seus ataques. Nesse período difícil, a primeira coisa que somos tentados a fazer é desistir. Depois, duvidamos de Deus e começamos a pensar que Ele se esqueceu de nós. Os israelitas levaram 40 anos para chegar à Terra Prometida, sendo que, segundo os pesquisadores, poderiam feito isso em poucas semanas. Isso porque gastaram boa parte do seu tempo dando ouvidos ao diabo e culpando Deus e Moisés por tudo o que acontecia com eles. Então, fique firme e não deixe que a murmuração e a falta de fé te destruam pelo caminho.

5) A verdade e justiça de Deus

O versículo 14 diz: "Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça".

O cinto da verdade

O cinto da verdade é uma das peças da armadura que Deus nos dá. A verdade é a Palavra de Deus. Quando estamos passando por lutas, precisamos apertar esse cinto. Isso significa que temos que nos apegar ainda mais à Palavra de Deus e crer de todo coração que ela se cumprirá, porque o diabo irá fazer de tudo para que acreditemos mais na derrota, do que nos milagres. Ele nos lembrará de cada decepção, de cada oração "não atendida" e de tudo que deu errado conosco. Ele se aproveitará do seu momento de fragilidade para tentar convencê-lo de que a Bíblia é mentirosa. Mas, se você tiver com a verdade em seus lábios e no coração, o diabo sairá derrotado, assim como aconteceu quando Jesus o venceu no deserto. (Leia Lucas 4:1-13).

A couraça da justiça

Também nos dias maus, Satanás fará de tudo para que você pense: "O que há de errado comigo? Será que Deus não me ama"?. Ele ainda apontará seus pecados e tentará te convencer de que você não é bom o bastante para o Senhor. E é nesse momento que você deverá usar a couraça da justiça, pois ela te mostrará quem você é em Cristo. Essa peça da armadura serve para provar que você é amado incondicionalmente por Deus, e te lembrar que Ele não te pune pelos erros que você comete, pois Jesus sofreu o castigo que você merecia. (Isaías 53:4,5).

Então, quando o diabo começar a apontar todos os seus pecados, vista a sua couraça da justiça de Deus e diga a ele: "Você não tem poder para me acusar, pois Jesus já me perdoou e o sangue dEle me purificou de todo pecado!".

6) Viva em paz

O versículo 15 diz: "E tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz" (Efésios 6:15).

A vida não tem valor algum se você não tiver paz. Na Bíblia nós encontramos diversas situações onde os apóstolos começam as suas cartas com a seguinte saudação: "Que a graça e a paz se multipliquem entre vocês".

O diabo quer roubar a nossa paz e nos aborrecer a qualquer custo. E quando ficamos irritados e tristes com alguma situação ou pessoa, deixamos de ouvir a Deus e tomamos decisões sem meditar em Sua Palavra, e sem pensar nas consequências. Por isso, devemos ter os pés calçados com o evangelho da paz. Todos os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, é para que tenhamos paz com Deus e com os homens, então, confie no que a Palavra diz e a obedeça. Assim, o diabo não conseguirá roubar a paz dentro do seu coração. 

7) Pratique a fé

O versículo 16 diz: "Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno".

Eu amo aquela passagem de João 11:40 em que Jesus diz "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?". Isso nos mostra o quanto é simples vencer a guerra espiritual: apenas creia e você verá a glória de Deus se manifestando na sua vida! Quando as setas do maligno vierem contra você, levante o seu escudo da fé e creia que nada poderá impedir o agir de Deus, nem mesmo as suas limitações e fraquezas.

8) Pense e fale

O versículo 17 diz: "Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus".

O capacete da salvação

Ao colocar essa peça da armadura de Deus em sua cabeça, você começará a pensar a respeito da sua salvação. Então, quando o diabo começar a mentir para você, diga a ele: "Não, Satanás. Eu sou filho do Deus Vivo e fui salvo pela Sua misericórdia. A minha salvação é um dom gratuito que eu recebi e não algo que eu conquistei".

A espada do Espírito

Essa é uma das partes mais importantes da armadura de Deus. Se você quer ter a vitória contra o diabo, deverá usar a espada de "dois gumes". Isso significa confessar a Palavra de Deus com a sua boca em voz alta. Lembre-se daquela passagem (Lucas 4) em que Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, e Ele o calou apenas citando versículos. A Bíblia é a sua espada, pegue-a e a use. O diabo não tem medo de você, mas treme de medo só de ouvir o nome de Jesus e a Palavra de Deus.

9) Ore sobre tudo

O versículo 18 diz: "Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos".

Isso mostra que devemos orar por tudo e em todo o tempo. Temos que orar pelas pessoas, por nós mesmos, pelas situações do nosso País e do mundo, e até pelas pequenas coisas. Deus está interessado em tudo a nosso respeito e uma das formas de mantermos um relacionamento com Ele é orando. Existe uma frase muito usada pelos cristãos que diz: "eu creio no poder da oração". Se realmente acreditamos nisso, então por que, orar é a nossa última arma de defesa? O diabo detesta quando oramos, então, para combatê-lo e ter sempre a vitória, é preciso fazer da oração uma prática constante.

10) Vá à luta

Agora que você já sabe o que deve fazer para vencer a batalha espiritual, vista a armadura de Deus todos os dias é vá à luta!

LEIA TAMBÉM:
7 sinais de que você está sofrendo um ataque espiritual
O inimigo se levanta quando Deus tem algo grande para você
5 estratégias do diabo para enganar e destruir as pessoas

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados