Quando Deus fecha uma porta

/uploads/posts/Quando Deus fecha uma porta

Como é bom ouvir: "As portas estão abertas para você", não é mesmo? Todos nós gostamos de portas abertas. Já as portas fechadas nos deixam preocupados, com medo e, muitas vezes, até revoltados. A prova disso é que em nossas orações, nós sempre pedimos a Deus para abrir as portas e nunca fechá-las, não é mesmo?

Muitos acreditam que Deus não fecha portas, só as abre. Eles pensam que o diabo é o único culpado e responsável por todas as portas que se fecham em nossas vidas. Mas a Bíblia mostra que Deus também fecha as portas à nossa frente. Ele faz isso porque nos ama e quer nos proteger. Quando as coisas dão errado conosco, é hora de avaliarmos os nossos caminhos e nos voltarmos para Deus (Leia Ageu 1:5-7). Não devemos abandonar a nossa fé, pois Deus certamente tem um propósito em todas as coisas!

Ao lermos os testemunhos de homens e mulheres sendo usadas por Deus, logo pensamos que tudo na vida delas foi fácil e que não tiveram que enfrentar nenhum obstáculo pela frente. Mas nos enganamos, pois todos passaram por grandes provações e só depois as portas se abriam e Deus operava os milagres. Veja um exemplo do apóstolo Paulo em que ele estava indo pregar o Evangelho, mas Deus fechou as portas para ele:

"Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade. Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho" (Atos 16:6-10).

Você já tentou bater em portas só para ver se elas iriam se abrir? Assim aconteceu com Paulo. Ele já tinha feito um trabalho de evangelismo maravilhoso na Ásia, como lemos em Atos 16:5: "Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia" (Atos 16:5). Com isso, ele tinha certeza que Deus queria que ele levasse essa obra adiante. Mas, para sua surpresa, ele encontrou a porta fechada, não pelas pessoas ou pelo diabo, mas pelo Espírito Santo de Deus! Isso mesmo: "...tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia" (v.6). Em seguida tentaram ir para Bitínia - outra área da Ásia Menor - mas, novamente o Espírito Santo não deixou. Com isso, ele e seus companheiros foram para Trôade e lá Deus revelou o Seu plano: Ele não queria que Paulo ficasse na Ásia por mais tempo, mas sim na Macedônia. Era o momento da Europa ouvir a Palavra de Deus.

Se você quer fazer a vontade de Deus, mas se sente confuso por ainda não ter encontrado uma porta aberta, Jesus tem uma palavra para você:

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta" (Lucas 11:9-10).

Pode ser que você tenha batido em muitas portas e elas continuam fechadas, mas o Senhor te diz: "Continue batendo. Continue Me pedindo, pois Eu abrirei as melhores portas para você!" O apóstolo Paulo não ficou acomodado em Jerusalém esperando uma visão, mas ele estava perseverando, batendo em outras portas, até que Deus revelou o Seu plano através de uma visão, em uma cidade mais perto do lugar onde Deus queria que ele fosse. Da mesma forma, Deus sempre trabalha pensando em te dar o melhor! Veja o que Jesus continuou dizendo:

"Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!” (Lucas 11:11-13)

Deus é Pai e Ele tem prazer em atender Seus filhos. Porém, Ele é quem sabe quais portas devem ser abertas ou não em nossas vidas. Nosso trabalho é pedir e confiar em Sua sabedoria e soberania, crendo que Ele está fazendo tudo cooperar para o nosso bem! Que Deus te abençoe.

LEIA TAMBÉM:
Esboços de pregação
Parábolas de Jesus
Como vencer a ansiedade
Como saber qual é a vontade de Deus

 

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados