É errado pedir a Deus para morrer?

/uploads/posts/É errado pedir a Deus para morrer?

A Bíblia diz: "Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida, não sou melhor do que os meus antepassados" (1 Reis 19:3-4)

Você já chegou no limite das suas forças, a ponto de pedir a Deus para morrer? Elias foi um grande homem de Deus, muito usado pelo Espírito Santo, mas nós vimos acima que em algum momento de sua jornada, ele orou pedindo a morte. Este é um exemplo de que, por mais que alguém seja uma pessoa de fé, por algum motivo, ela pode perder a vontade de viver. Sei que é difícil entender como alguém pode desejar a morte ou até mesmo se suicidar, mas infelizmente isso acontece com muita frequência em todo o mundo. A falta de comunhão com Deus ou o fato da pessoa achar que não há mais saída para o seu problema, pode fazer com que ela queira acabar com o sofrimento por si mesma. Infelizmente, a maioria de nós conhece ou já ouviu falar de alguém que se matou por não suportar as pressões da vida. Isso é muito triste e precisamos buscar forças sempre em Deus, pois Ele é o único que pode nos dar o verdadeiro sentido na vida.

Quando alguém chega a este nível de depressão, a tendência é se isolar dos outros e abrir mão do chamado que Deus tem para ele(a). Perceba que Elias ,antes de ir para o deserto, ele deixou o seu discípulo na cidade de Berseba. Certamente ele não queria se abrir com ele e mostrar sua frustração e o desgaste que havia no seu coração! O profeta Elias escolheu ficar longe de tudo e até mesmo de Deus. Sabemos que o que nos dá força e motivação na vida cristã é a paz e alegria vindas do Senhor, porém, se o diabo conseguir roubar esses prazeres, os conflitos da vida se tornarão mais fortes do que nós.

Quando escondemos nossos sentimentos para que ninguém saiba de nada, estamos dizendo: "Vou carregar essa dor sozinho!" É claro que nesses momentos,o inimigo nunca irá te lembrar daquela passagem em que Jesus convida a todos para descansarem nEle: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28). Talvez você esteja precisando deste descanso hoje. Por isso veja o que aconteceu depois que Elias pediu para morrer:

"Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo" (1 Reis 19:5-6).

Viu como é importante levar uma "sacudida" de Deus para acordarmos? Este é o primeiro desafio que uma pessoa depressiva deve fazer para sair dessa armadilha. A Bíblia conta que Elias acordou e comeu, mas logo em seguida caiu no sono depressivo novamente. Porém, o anjo não desistiu dele e o acordou pela segunda vez. Da mesma forma, eu acredito que Deus se compadece dos Seus filhos que estão nessa situação! Desejo que você acorde dessa sonolência que veio através das frustrações ou feridas causadas por pessoas que convivem com você. Talvez você diga o mesmo que Elias: "Não sou melhor do que meus pais!", mas tome uma atitude de se levantar novamente assim como ele!

Quando o anjo o chamou, ele poderia ter escolhido ficar deitado, mas decidiu se levantar. Eu já vi pessoas recusarem muitas oportunidades de ajuda, e mesmo que um anjo aparecesse na sua frente, elas mandariam ele embora sem nenhuma consideração. Por isso valorize as pessoas que Deus envia para te acordar desse sono terrível. Basta você reconhecer que Deus pode usá-las para te trazer uma palavra abençoada ou fazer uma oração por você.

Veja o que aconteceu em seguida: "O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa" (1 Reis 19:7).

Perceba que agora o anjo não dá uma sugestão para Elias, mas sim uma ordem! Se você quer continuar nessa caminhada cristã, tão cheia de obstáculos, você precisará comer o pão da Palavra de Deus (Bíblia) e prosseguir! Eu acredito que muitas promessas de Deus ainda se cumprirão na sua vida, por isso diga em voz alta, aí mesmo onde você está: "Não morrerei, mas vivo ficarei para anunciar os feitos do Senhor" (Salmos 118:16).

A Bíblia diz que em seguida: "Elias se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus" (1 Reis 19:8).

Entenda que o segredo da sua força está na Palavra de Deus! Qual homem poderia andar por 40 dias no deserto sem parar? Nenhum! Somente aqueles que aceitam a ajuda de Deus através de pessoas cristãs, como seu pastor e irmãos na fé, poderão sobreviver e continuar sua caminhada renovados com o combustível espiritual. Por isso, se você tem pedido a morte, saiba que você não é a única pessoa e Deus entende a sua dor. Outros personagens da Bíblia, além de Elias, também quiseram morrer, mas Deus os queria vivos, e hoje vemos o quanto Ele os abençoou depois destes momentos difíceis. Um exemplo de alguém sofreu muito foi Jó. Este homem sofreu tanto, teve muitas perdas na vida e por isso pediu para morrer, mas ele sabia que somente Deus poderia dar e tirar uma vida. Veja:

"Quando penso que a minha cama me consolará e que o meu leito aliviará a minha queixa, mesmo aí me assustas com sonhos e me aterrorizas com visões. É melhor ser estrangulado e morrer do que sofrer assim. Sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre, deixa-me, pois os meus dias não têm sentido" (Jó 7:13-16).

Mesmo com tanto sofrimento, decepção e angústia, Jó não tentou tirar a própria vida, pois sabia que ela não pertencia a ele, mas a Deus. Veja o que aconteceu quando a sua própria mulher sugeriu que a melhor saída seria suicidar-se:

"Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas. Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?" Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios" (Jó 2:7-10).

A mulher de Jó insistia para que ele amaldiçoasse a Deus e morresse (obviamente se suicidando), mas ele deixou claro que aceitava de Deus tanto o mal que o afligia, quanto o bem em tempos de bonança. Devemos lembrar também que Jesus, mesmo vivendo tantos sofrimentos, nunca deixou de crer nos propósitos de Deus. Ele não viveu para si mesmo e nem morreu para si mesmo. É por isso que hoje temos as bênçãos de Deus e a nossa salvação - porque Ele não desistiu! Jesus deixou o exemplo para nós, de dar a sua vida por amor aos outros.

Deus tem um propósito na vida e na morte dos Seus filhos, por isso não cabe a nós decidir. A nossa visão é muito limitada para enxergarmos o que Ele está fazendo através de nós e dos nossos sofrimentos. Eu tenho certeza que nem Jó ou Elias imaginariam em seus dias, o quanto suas vidas e sofrimentos iriam ajudar milhões de pessoas ao longo da história da humanidade. Que Deus também renove as suas forças e te dê um novo fôlego de vida!

LEIA TAMBÉM:
Como superar a dor do luto?
Como sair do fundo do poço
Mensagens sobre morte e luto

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados