Como evangelizar uma pessoa (5 dicas)

/uploads/posts/Como evangelizar uma pessoa (5 dicas)

Todos nós que fomos salvos por Jesus e nos tornamos filhos de Deus através do Seu sacrifício na cruz, temos uma missão em comum aqui na terra: levar o Evangelho às pessoas. Não importa se você é um pastor, missionário, obreiro ou membro de igreja. Todos nós, sem exceção, somos chamados a evangelizar. E foi o próprio Jesus quem disse isso: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:15,16).

Evangelizar é contar sobre Jesus para outras pessoas, é apresentar ao mundo essas quatro coisas importantes: 1) Deus é Santo e criador de todas as coisas; 2) Todas as pessoas são pecadoras e merecem a ira justa e eterna de Deus; 3) Jesus é Filho de Deus, se fez homem e, mesmo sem pecados, foi morto e ressuscitou para nos libertar e nos dar a vida eterna; 4) O único modo de alguém ser salvo e reconciliado por Deus é arrepender dos seus pecados e reconhecer a Cristo como seu único Senhor e Salvador. 

Parece simples, não é mesmo? Mas nem sempre é. Muitas pessoas têm dificuldade de evangelizar e não conseguem levar a Palavra de Deus adiante. Algumas por timidez, outras por não saberem o que falar e, principalmente como falar. Diante disso, quero mostrar para você que deseja evangelizar, algumas dicas que poderão te ajudar a levar as boas novas do Evangelho às pessoas. Vamos lá:

1) Ore antes de tudo

Muitas pessoas ignoram esse passo, mas ele é muito importante! A oração deve ser a base para tudo o que fazemos, inclusive quando o assunto é evangelização.

Então, ore para que Deus te dê sabedoria em relação às palavras que você deve falar e na forma de abordar as pessoas. Ore ainda para que Ele coloque em seu caminho pessoas desconhecidas que estão perdidas e não sabem como buscar ajuda, e por aquelas que você conhece e sabe que precisam ser evangelizadas. Peça ao Senhor capacidade para falar sem medo ou timidez e que Ele coloque as palavras certas na sua boca.

2) Saia para fora

Andar com pessoas que têm a mesma fé em Cristo é maravilhoso. Os amigos que pensam como nós são muito importantes para nos fortalecer. Porém, não podemos esquecer que Deus quer alcançar mais pessoas para essa família. Só que não conseguiremos evangelizar se vivermos dentro de uma “bolha evangélica”. Foi por isso que Jesus disse: “Vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19). Por mais que seja prazeroso passar o tempo com nossos irmãos, somos chamados para deixar o nosso círculo e ir até aqueles que precisam ouvir sobre o amor de Deus. Então, comece a andar pelo campus da sua faculdade, pelos corredores de onde você trabalha ou até mesmo pelas ruas próximas à sua casa. Fique em oração, pois, quando você menos esperar, o Senhor colocará em seu caminho alguém para ser evangelizado.

3) Coloque-se no lugar da outra pessoa

Alguns dons têm hora e lugar para serem usados, então, por favor, não saia pelas ruas gritando, distribuindo profecias ou falando em línguas estranhas. Tenha bom censo, pois a maioria das pessoas não entende isso e você acabará prestando um desserviço ao Reino de Deus. Entenda que a mensagem de Jesus precisa ser tão clara, simples e objetiva que até uma criança consiga entender. Além disso, você deve ter cuidado para não desrespeitar a opinião e crença das outras pessoas, pois cada um tem um histórico de vida e o seu papel não é julgar ou condenar, mas oferecer o caminho da salvação: Jesus Cristo.

4) Demonstre convicção

Imagine a seguinte cena: você entra em uma loja interessado em comprar um celular, mas o vendedor que te atende parece não ter tanta certeza se aquela marca é de confiança, se aquele modelo vai atender suas necessidades, se o aparelho não precisará ir para a assistência técnica após semanas de uso. Seja sincero: você compraria esse celular? Eu não!

Da mesma forma acontece com o evangelismo. Com um detalhe: diferente do consumidor, que vai até a loja e procura um vendedor para te mostrar um celular, dificilmente aquele que precisa ser evangelizado irá até a igreja te procurar para perguntar se “esse” Jesus é bom mesmo. Você é que precisa ir atrás. Então, para convencer alguém de que Cristo é o caminho, a verdade e a vida, e que é só Ele salva, é preciso ter muita certeza disso. O apóstolo Paulo era assim. Ele falava de Jesus com tanta convicção que milhares de pessoas se converteram. No entanto, nem todos o recebiam bem e até o apedrejaram por causa do seu modo de pregar. Então, prepare-se mental e espiritualmente para falar a verdade que você acredita, custe o que custar.

5) Compartilhe o seu testemunho

Poucas coisas são tão poderosas quanto o seu testemunho, quando o assunto é evangelizar alguém. Se você nunca pensou nisso antes, escreva em um papel como você conheceu Jesus. Como você decidiu segui-Lo? Como era a sua vida antes de se entregar a Ele? O que Ele fez por você? O apóstolo Pedro, que aprendeu a evangelizar com o próprio Cristo, disse:

“...Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.” (1 Pedro 3:15,16).

Ninguém pode discutir com o que você já experimentou e tem experimentado. Não há argumentos que derrubem aquilo que você viveu. Então, esteja sempre preparado para compartilhar o seu testemunho quando tiver que evangelizar alguém e o confirme através do seu bom procedimento.

VEJA TAMBÉM:
VÍDEO - Como evangelizar alguém
Esboços para suas pregações

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados