Como está o seu coração com Deus?

/uploads/posts/Como está o seu coração com Deus?

Leia para os ouvintes: Ageu 1:2-11

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor “. Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”. Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram! Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado”, diz o Senhor. “Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? “, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa. Por isso, por causa de vocês, o céu reteu o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto. Provoquei uma seca nos campos e nos montes, que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado”.

Tem havido uma insatisfação em todo o mundo e não é por falta de entretenimento, diversão, tecnologia e facilidades do dia-a-dia. As igrejas estão cada vez mais chiques, cheias de eventos musicais e artistas cheios de talentos, arrebatando multidões. Porém se analisarmos, perceberemos que os tempos de hoje se assemelham muito à época de Ageu. Apesar de todo o crescimento evangélico, as pessoas vão às igrejas e voltam cada vez mais vazias, não têm mais forças para paralisar o pecado, trabalham mas o dinheiro nunca sobra. Por que? Porque nossas “casas” estão lindas, mas a casa do Senhor está em ruínas. Na antiga aliança, a casa de Deus era o Templo de Salomão. Porém hoje nós somos a casa de Deus!

LEIA: Atos 7:44-49

“No deserto os nossos antepassados tinham o tabernáculo da aliança, que fora feito segundo a ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto. Tendo recebido o tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando tomaram a terra das nações que Deus expulsou de diante deles. Esse tabernáculo permaneceu na terra até a época de Davi, que encontrou graça diante de Deus e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó. Mas foi Salomão quem lhe construiu a casa. “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: ‘O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso?

1) DEVEMOS CUIDAR DA CASA DE DEUS - NOSSO CORAÇÃO

Do que adianta jejuar, ir em acampamentos, orar no monte, se deixarmos nossa casa suja de pecados? Aquele povo dizia: “Ainda não chegou a hora”. (Ageu 1:2) Eles já estavam acomodados e diziam: “Um dia daremos o nosso melhor a Deus. Um dia nós voltaremos de coração a Ele.” Mas devemos tomar cuidado em adiar um compromisso com Deus, pois quando ficamos parados, na verdade estamos recuando e o coração vai se endurecendo. Somente Deus sabe se você está decidido ou não a obedecer o Seu chamado.

2) MAS POR QUE DEUS QUER UM TEMPLO BONITO?

Como vimos, Deus não se importa com coisas materiais, o que Ele quer é ser glorificado! Jesus disse em Mateus 5:14 que nossas boas obras glorificam a Deus! E quando não importamos com as coisas de Deus, o nome Dele é desprezado.

3) O QUE ACONTECERÁ SE NOS VOLTARMOS PARA DEUS?

(Ageu 1:13-15) Quando as pessoas entenderam o motivo pelo qual os campos estavam secos, não se satisfaziam mesmo tendo fartura e não prosperavam mesmo trabalhando tanto, foi então que temeram ao Senhor. Viram que todo o poder pertence a Ele e todo esforço é em vão se Deus não pôr a mão. E você? O que está esperando para compreender essas coisas? Se você se voltar pro Senhor hoje, existe uma promessa de paz e prosperidade esperando por você:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Dentro de pouco tempo farei tremer o céu, a terra, o mar e o continente. Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória”, diz o Senhor dos Exércitos. “Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos. “A glória deste novo templo será maior do que a do antigo”, diz o Senhor dos Exércitos. “E neste lugar estabelecerei a paz”, declara o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:6-9)

Este esboço de sermão é destinado unicamente para seu uso pessoal. Não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto sem a permissão deste site.